18 fevereiro 2022

UM PEQUENO CONTO MUSICAL

"De cada vez que acaba a chuva, o vento, as tardes escuras e as manhãs geladas, há uma voz que rompe das raízes das árvores adormecidas e entra no coração das pessoas. Então as pessoas abrem os olhos devagar, muito de va ga ri nho porque a voz que agora as habita lhes murmura: - Chegou o tempo de não ter pressa.

E os dias duram muito mais, porque o sol se deixa ficar pendurado no céu durante muito mais tempo, e estende os seus braços e entra na terra..."

Já imaginaste? 

Se as pessoas não tivessem pressa para nada, nem para chegar ao trabalho, à escola, nem para apanhar os transportes públicos. De manhã ninguém diria: - despacha-te, estamos atrasados!

Se os dias esticassem ao sabor da nossa vontade, do nosso ritmo, seriamos com certeza, mais felizes, mais simpáticos e compreensivos, não diríamos palavras feias que magoam os outros, nem as outras pessoas nos entristeciam com as suas palavras más, antipáticas, pesadas, que nos fulminam como um raio.


"Num dia em que ela tinha chorado a tarde inteira, porque na véspera o pai tinha chegado a casa muito tarde e, quando Maria correra a sentar-se no seu colo, ele dissera, com uma terrível voz de inverno: «Já estás muito crescida para colo» 

(...) Então a avó passou-lhe para as mãos uma caixa redonda com uma tampa azul (azul, como céu quando o mau tempo abranda) e disse-lhe: «É a tua arca do tesouro»"

A Arca do Tesouro, de Alice Vieira, ilustrado por João Fazenda, um texto sóbrio e sábio, que se insurge contra a ditadura imposta pelo relógio e que dá a conhecer a história de Maria e da sua caixa azul, foi encomendado à autora pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, que o compositor Eurico Carrapatoso musicou, "Um pequeno conto musical: A Arca do Tesouro", uma música simples, bela e comunicativa.


Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para crianças dos 9 aos 11 anos, e foi escolhido para as provas do 1º ciclo do ensino básico, do Concurso Nacional de Leitura 2022, cuja fase concelhia irá decorrer nos próximos dias 23 e 25 de fevereiro. 


No dia 25 a prova oral de leitura expressiva, será presencial e terá lugar no Auditório da Resinagem, junto às instalações provisórias da Biblioteca Municipal da Marinha Grande.





Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."