11 março 2022

A PALAVRA «GUERRA» NÃO SERVE PARA NADA

Ynari é uma menina com cinco tranças, vive numa aldeia em Angola, é muito curiosa e tem vontade de conhecer outras aldeias. Perto do rio, encontra um homem pequenino e descobre que a guerra também faz parte do mundo.


"- Eu também queria perguntar coisas sobre a palavra «guerra». Eu até sei como usam essa palavra, mas... para que serve a palavra «guerra»?
- Sabes, Ynari, embora eu não seja o velho mais velho que explica o significado das palavras, também eu tenho guardado no meu coração o significado de algumas palavras. E eu acho que a palavra «guerra» não serve para nada! 
(...)
- Bom dia, mais-velho... - Ynari cumprimentou (...) Diz-me uma coisa: esta aldeia está em guerra?
- Sim, estamos em guerra com outra aldeia.
- E porquê?
- Porque nós não ouvimos os passarinhos, e eles ouvem! E nós também queremos ouvir os passarinhos, as quedas-d´água, a voz das pessoas.
- Já entendi, mas diz-me uma coisa...
- O que é? - perguntou o mais-velho.
- Se eu vos ensinar a ouvir os passarinhos, vocês deixam de estar em guerra?
- Sim. Nós só queremos saber usar a palavra «ouvir».
- Muito bem. (...) 
Queria pedir-vos uma coisa: deixem de usar a palavra «guerra». Estive numa aldeia onde ninguém conhecia o significado da palavra «ver», e andavam em guerra com outra aldeia pensando que isso lhes ia ensinar a «ver«. Mas não, a palavra «guerra» é parecida com a palavra «desaparecer», que é parecida com as palavras «deixar de viver». A partir de amanhã não procurem mais a palavra «guerra» porque ela vai deixar de existir..."



Ynari a menina das cinco tranças
Escrito por Ondjaki 
Ilustrado por Danuta Wojciechowska 

É um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para crianças dos 9 aos 11 anos.
Um livro em que é possível inventar ou destruir palavras, através de uma viagem de sensibilidade e sabedoria.



Autor do Vídeo: The Happy Slate










Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."