27 maio 2022

ESTE LIVRO ESTÁ ESTRAGADO!

Lá dentro o mundo está virado do avesso... nem sabemos exatamente se é um livro, talvez seja um parque de diversões ou um grande laboratório de investigação com máquinas incríveis.


Começa com "era uma vez dois amigos", o que é normal, ter amigos é bom, todos temos. 


Ilustração Silvia Baroncelli

O que vem a seguir já é estranho, como uma árvore branca e uma nuvem verde. Provavelmente o ilustrador esqueceu-se de pintar a árvore, ou trocou as cores! Ou estará a árvore indecisa em relação à cor que quer? Huuumm... e parece-nos que a nuvem é doce. Será?

O que é certo é que este livro tem a paisagem desarrumada, as cores andam numa grande revolução e há por ali um verdadeiro troca-tintas muito bem escondido.

Recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Bologna Ragazzi: Opera Prima 2020



Um conto sobre cores trocadas, uma paisagem bagunçada e felicidade desarrumada, nas palavras do seu autor, Gonçalo Viana.


Nasceu em Lisboa. Formado em arquitetura, atualmente dedica-se em exclusivo à ilustração após uma longa vivência em Londres. Tem publicado os seus álbuns em Portugal e no estrangeiro e colabora regularmente com a imprensa nacional e estrangeira - destaque para New York Times. O seu trabalho tem sido selecionado para várias exposições e premiado no nosso país e no estrangeiro. Gonçalo Viana tem uma capacidade singular para desconstruir realidades complexas com humor e poesia visual. 


O livro foi adaptado em 2020 para o espetáculo infantil, "A árvore branca", pela Plataforma285. Este excerto da peça em formato vídeo contém interpretação em língua gestual portuguesa.




Requisita o Troca-Tintas e pinta a 
realidade de vários tons



Bom fim de semana






18 maio 2022

UM DRAGÃO NO ARCO ÍRIS

Ontem recebemos a visita de 25 crianças de 5/6 anos do Centro Infantil Arco Íris, para participarem na Hora do Conto, 
com a leitura de mais uma história.

É um privilégio desenvolver atividades de
promoção do livro e da leitura, principalmente
 junto de crianças atentas, curiosas e corajosas que não se assustam com 



«Este é o Fred. Que dragãozinho bonito! Era um pequenote muito simpático. 


Mas quando alguém lhe dizia o que fazer, o Fred não se continha e ficava muito... muito... irritado. Como quando o pai o chamou: "Fred, desce para vires jantar!" Mas o Fred queria continuar a brincar. Depois disse-lhe que tinha de comer os legumes todos, se queria pudim à sobremesa. O Fred sentiu-se a ferver por dentro. "Não é justo! Não quero comer os leguuumeees!!! Como seria de esperar, o Fred não comeu pudim à sobremesa.»

Uma história sobre temperamento, fúrias e o que nos ajuda a acalmar.

Uma história que, a dado momento da nossa sessão da Hora do Conto, se cruza com outra, a do urso da casa da árvore. Como?? Ah, isso não podemos contar aqui...









13 maio 2022

CUIDADO A SOLTAR O PUM

Um pum pode ser problemático na vida de uma pessoa. O pum passa a vida a escapar, a fazer barulho e a atrapalhar os adultos!

E há sempre alguém que pergunta: - Quem soltou o pum outra vez?

Coitado do pum..., 
mas as crianças não se importam e gostam de o soltar.


Ilustração de Yuliya Kashapova

"Nos dias de festa, o meu pai pede sempre para prendermos o pum. Diz que soltar o pum nas festas é falta de educação e incomoda os convidados."

No Natal do ano passado, o pum escapou junto da tia Clotilde, o meu pai ficou muito chateado, não sei porquê, ele sabe bem que a tia Clotilde quando vem cá a casa solta sempre o pum.

"E toda a gente sabe também que não é possível conseguir prender o pum o tempo todo, porque ele não gosta de ficar preso e acaba por escapar, quer queiramos quer não. 

É verdade que, por vezes, o pum faz muito barulho e que, outras vezes, até cheira mal. Mas a culpa não é minha. Não é de propósito. Só não consigo evitá-lo!"




Então, mas soltaram aqui o Pum???!!!
(Pois... o Pum é um cão! O que havia de ser?)


Os culpados são 
Blandina Franco e José Carlos Lollo,
 autores do livro, editado pela Nuvem de Letras.



Naturais de São Paulo, Brasil, Blandina e Lollo, são autores de mais de 50 livros infantis, incluindo
Era uma vez uma raiva (que também podem requisitar aqui na Biblioteca.) Receberam duas vezes o Prémio Jubuti para o melhor livro infantil e ganharam uma Menção Honrosa Prémio Bologna Ragazzi Digital Award da Feira de Livro Infantil de Bolonha, Itália.







03 maio 2022

JÁ ESTAMOS DE VOLTA ... E NO NOSSO EDIFÍCIO

No Dia Mundial do Livro, que se assinalou no dia 23 de abril, reabrimos no nosso edifício e já começámos a receber grupos de crianças que nos encheram de orgulho, alegria e ternura.

Na semana de 26 a 29 de abril, 
passaram pela atividade da Hora do Conto, 
250 crianças do pré-escolar.

Até final do ano letivo, esperamos voltar a contar com mais crianças. Para isso, convidamos todas as instituições do pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico, ATL´s do concelho ou outras instituições interessadas, a fazerem marcação, através do telefone 244573322 ou através do e-mail biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt.  

Vamos voltar a partilhar momentos de leitura em grupo.





O urso e a casa dos livros, foi o livro escolhido para o regresso da Hora do conto.

Escrito por Poppy Bishop, com ilustrações de Alison Edgson e edição Minutos de Leitura.









VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."