22 julho 2022

VERÃO É O TEMPO GRANDE...

que passa devagarinho, entre a areia da praia ou a casa dos avós, brincadeiras soltas de chinelo nos pés, banhos de água doce ou salgada, cumplicidade entre amigos e também espaço para a descoberta.

Ilustração Baranyai András

Com os pais mais disponíveis no verão, viajar, visitar familiares e amigos que vivem longe, é uma excelente forma de passar alguns dias nas férias grandes e conhecer novos lugares do nosso país.

Segundo a tradição oral e cultural portuguesas, que habitam o imaginário coletivo passando de geração em geração e que as famílias guardam com carinho, muitas localidades e lugares estão associados a lendas que muitas vezes, deram origem ao nome da terra.

São exemplo disso, a Lagoa das Sete Cidades, na Ilha de S. Miguel nos Açores; da Praia da Rocha no Algarve; da Serra da Estrela e de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

 


Neste livro, com texto de Sara Rebello da Silva e ilustrações de Raquel Russo, que sugerimos para leitura de fim de semana,  estão reunidos pequenos contos e lendas populares portuguesas que vão deliciar crianças de todas as idades, mas também pais, mães e avós que com ele certamente relembrarão a sua infância.

Estas histórias fantásticas vão levar miúdos e graúdos a viajar pela magia da tradição oral portuguesa, misturando o real e o imaginário em romances, aventuras e mistério, sempre com um toque de humor.

"Era uma vez um pastor que vivia solitário numa pequena aldeia junto a uma serra e que, todas as noites, subia até à montanha mais alta para conversar com uma pequena estrela. (...) - A partir de hoje e para sempre, esta serra passará a chamar-se «Serra da Estrela»!

Passaram os anos e o velho pastor morreu, mas conta a lenda que, ainda hoje, quem sobe ao alto da Serra da Estrela vê uma estrela a brilhar mais que as restantes..."



Ilustração Bruna Assis Brasil




Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."