![]() |
Ilustração Ellen Surrey |
30 dezembro 2024
FELIZ ANO NOVO
19 dezembro 2024
ALERTA, O NATAL PERDEU A MEMÓRIA!
E agora, o que podemos fazer para o ajudar?
Se ele não recuperar a memória não haverá Natal, nem férias, o Pai Natal não virá distribuir os presentes, o menino Jesus não terá festa de aniversário.
E se vieres ajudar a aranha Antonieta a resolver este grande problema?
Mas tens que te despachar, só faltam 6 dias para 25 de dezembro.
Através deste livro, escrito e ilustrado por Vanessa Namora Caeiro, irás viajar até vários lugares do mundo, descobrir tradições de Natal diferentes da tua, aprender como surgiu a Árvore de Natal e o Presépio e quem sabe, consigas que o Sr. Natal se lembre quem é.
"- Olá… Eu sou a Aranha Antonieta, da aldeia das Árvores Amarelas, e estes são o Artur e o Sr. Natal. Como é a vossa tradição de Natal?
- Aqui damos livros uns aos outros e passamos o resto da noite de Natal a aproveitar as histórias, com um bom chocolate quente e umas bolachinhas de gengibre - explica a Astrid, que vive na Islândia."
Não há tempo a perder!
10 dezembro 2024
APRESENTAÇÃO DE LIVRO | 14 DEZ. | 15H30
O Auditório da Biblioteca Municipal recebe a apresentação do livro "Não me chames Sammy", de Letícia Sousa, numa edição de autor, que se realiza no dia 14 de dezembro, pelas 15h30.
Com o apoio dos seus melhores amigos, Carol e Daniel, completos opostos que fariam de tudo pela querida Sam, no seu 18.º aniversário, Samantha toma impulsivamente a decisão que vira o seu mundo do avesso e redefine o seu destino. Entre notas musicais e emoções conflituosas, Samantha precisa de descobrir não apenas a sua voz no palco, mas também a sua voz interior, aquela que acredita no seu próprio valor. Terá ela coragem de virar a página e abraçar o desconhecido?
03 dezembro 2024
29 novembro 2024
HISTÓRIAS DE NOVEMBRO
Foram várias as histórias que passaram na atividade da Hora do Conto deste mês, porque também muitas, foram as crianças, 247 no total.
Estas crianças, não só ouvem uma história, num contexto fora da sala de aula, como também contactam com os livros para a sua faixa etária, selecionados pelas técnicas da Biblioteca, e fazem uma visita guiada pelos vários espaços da mesma.
"Conhece os teus direitos"; "Meninos de todas as cores", de Luísa Ducla Soares; "O Lobo que queria mudar de cor", de Orianne Lallemand; "O teu corpo é teu e de mais ninguém", de Lucía Serrano, livros que abordam o tema dos Direitos das Crianças, foram os escolhidos, assim como "Feliz Natal lobo mau", de Clara Cunha.
22 novembro 2024
QUEM ESTÁ AÍ? ALGUÉM À ESPREITA?
do Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores.
![]() |
Gonçalo Viana - Autorretrato |
13 novembro 2024
UM JARDIM NA BIBLIOTECA
Hoje recebemos o Jardim dos Pequeninos de Vieira de Leiria, que trouxe 37 crianças do 1º Ciclo, que se encontram em pausa letiva.
É curioso constatar como as crianças se surpreendem com a gratuitidade dos serviços da Biblioteca Municipal.
Depois da visita guiada pelos vários espaços da Biblioteca, desenvolvemos na Sala Infantil, uma leitura interativa, com a participação das crianças, através do livro,
"Conhece os teus Direitos!", texto segundo a
Declaração dos Direitos das Crianças.
08 novembro 2024
"CADA UM DE NÓS É ÚNICO"
Este mês comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da
Declaração dos Direitos da Criança (1959)
e adoção da
Convenção sobre os Direitos da Criança (1989),
pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Em 2021, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, editou este livro especial, de dupla leitura, destinada a pessoas cegas, com baixa visão e normovisuais, que contém a seguinte introdução, assinada pela sua Presidente, Rosário Farmhouse.
«A convenção sobre os Direitos da Criança, criada pelas Nações Unidas, (...) é o documento mais importante para que os adultos defendam e cuidem das crianças, com todas as suas forças!
Este acordo é muito especial: é um tratado de direitos humanos internacional, ratificado por quase todas as nações do mundo, a que Portugal se juntou, (...) Todos os países que o assinaram, aceitam obedecer aos seus artigos, que, no total, são cinquenta e quatro.
Como nem sempre é fácil compreender a sua linguagem, apresentamos esta versão mais reduzida, com palavras mais simples, para dizer as mesmas coisas. E assim, estamos já a cumprir o artigo 42, que refere claramente que as crianças têm direito a conhecer os seus direitos!»
O livro está disponível na Biblioteca Municipal para consulta e empréstimo.
Artigo 19:
Ninguém pode maltratar-nos, nem mesmo a nossa família. Os adultos devem proteger-nos e o Estado deve garantir essa proteção.
Durante o mês de novembro a atividade da Biblioteca, "Hora do Conto" será dedicada a este tema.
24 outubro 2024
"UM LIVRO É UM BRINQUEDO FEITO COM LETRAS" *
As 60 crianças do Jardim de Infância da Várzea, visitaram na parte da manhã, a Biblioteca Municipal e participaram na "Hora do Conto", onde ouviram uma história, num contexto diferente do seu dia a dia.
Na Sala Infantil, palco principal onde os livros ganham vida.
18 outubro 2024
BONS RECOMEÇOS
Hoje recebemos a visita das crianças do Jardim de Infância e da turma do 1º ano do 1º CEB da Moita.
Ouviram a história com muita atenção e curiosidade, mas também com muitas risadas e no final foram ao encontro de novas histórias e aventuras.
É sempre uma grande aventura e alegria, receber as crianças na Hora do Conto.
Para a semana contamos com mais meninos e meninas.
Bom fim de semana
11 outubro 2024
«A FORÇA DA PALAVRA MUDARÁ O MUNDO»
Foi com este pensamento que o gato Karl, decidiu abrir um "negócio", uma
Palavraria.
O Karl é persistente. Fracassada a primeira tentativa para mudar o mundo, abre a Palavraria: uma loja onde nada vende, apenas oferece palavras de desentristecer, para ajudar os outros a rasgar caminho na escuridão. Debaixo duma magnólia branca, pela tarde, lá está Karl, com o seu caderninho.
É visitado por muitas crianças. Uma delas, Amália (Rodrigues), a quem Karl pediu que lhe contasse da sua tristeza. Não estava triste, garantiu Amália. Ele olha-a bem nos olhos e vê uma tristeza antiga. Muito antiga.
- É saudade - responde Amália.
- Menina Amália, o melhor remédio para a saudade é cantá-la.
![]() |
Caricatura de Amália Rodrigues |
- Como?
Karl oferece-lhe as palavras: mar, povo, longe, Lisboa e muitas outras, cheias de melancolia, a voz da menina Amália irá iluminar o futuro.
Outra menina o visita, Matilde Rosa Araújo, que confessa que a tristeza e a melancolia deviam constar da lista de epidemias da Organização Mundial de Saúde. Karl, pensativo, diz-lhe no entanto, que ela um dia mais tarde, ajudará a criar uma vacina contra essa epidemia, pois o seu ofício será o da partilha da palavra.
![]() |
Caricatura de Matilde Rosa Araújo por Francisco Oliveira |
Da autoria de Francisco Duarte Mangas, "A Palavraria" é a segunda história de Karl - um gato diferente à procura de improváveis vitórias contra o preconceito.
O vocábulo palavraria não caiu, por enquanto, na rede dos linguistas - nem na memória do mundo. Vamos mudar isso?
BOM FIM DE SEMANA
01 outubro 2024
LIVRO DO MÊS
Outubro
Sinopse: Uma bonita homenagem aos amigos que encontramos ao longo da vida. Pela vida fora, vamos ter muitos amigos e cada amizade vai ser diferente. Algumas amizades vão durar só alguns momentos. Outras vão acompanhar-te sempre. Algumas amizades vão crescer por gostarem das mesmas coisas. Outras serão postas à prova quando escolherem coisas diferentes.
Um livro bonito, sensível e repleto de ternura, que introduz nas crianças o conceito de amizade e as várias formas como esta se manifesta ao longo da nossa vida.

25 setembro 2024
UMA ESCOLA NOVA
A vida de Inês muda completamente quando ela passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. A adaptação não é fácil, pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida - incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular...
Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência?
Os primeiros dias são difíceis. Mas Inês é simpática e inteligente, conseguindo integrar-se no grupo da Luísa e das suas amigas do Dormitório 1. Porém, a invejosa Olga, do 8.º ano, não descansa enquanto não arranjar forma de prejudicar a todas. Poderá Inês salvar o grupo, usando a ameaça em seu favor?
11 setembro 2024
EI, TU! SIM, TU!
Ouvi-te dizer «Eu não gosto de ler»?
Então és como o Martim, e este livro é para ti!
03 setembro 2024
MAIS UM PRÉMIO PARA...
Mia Couto.
Escritor moçambicano, é o vencedor do Prémio FIL - Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México) de Literatura em Línguas Românicas 2024, anunciou ontem, o júri.
O vencedor, foi escolhido entre 49 autores de 20 países, que escrevem em seis línguas: catalão, castelhano, francês, italiano, português e romeno.
O júri decidiu atribuir o prémio por unanimidade, algo que "diz tudo quanto ao reconhecimento da obra, do que significa literariamente, para a língua portuguesa e para quem escreve literatura nesse subúrbio da língua portuguesa que é Moçambique", referiu o ensaísta e professor português Carlos Reis, que integrou o júri e a quem coube anunciar o nome do vencedor.
Mia Couto, também escreve para crianças. Na Sala Infantil da Biblioteca Municipal, podes encontrar 3 desses livros.
👉«Era uma vez uma menina que nunca vira o mar. Chamava-se Maria Poeirinha (...) Poeirinha só ganhara um irmão, o Zeca Zonzo, que era desprovido de juízo. Cabeça sempre no ar, as ideias lhe voavam como balões em final de festa. Na miséria em que viviam, nada destoava. Até Poeirinha tinha sonhos pequenos, mais de areia do que castelos.»
O Beijo da Palavrinha
👉«Há muito tempo, numa pequena aldeia remota, vivia uma família constituída por um escultor chamado Kalunga, a esposa Kianda e os três pequenos filhos (...) Num certo inverno, o Sol deixou de se levantar e o mundo cobriu-se de escuro e frio (...) a família acreditou ter chegado o fim do mundo. Kianda pensou: É preciso contar histórias às nossas crianças.»
O rio infinito
👉«Vejam, meus filhos, o gatinho preto, sentado no cimo desta história. Pois ele nem sempre foi dessa cor (...) Diz-se que ficou desta aparência, em totalidade negra, por motivo de um susto. Vou aqui contar como aconteceu essa trespassagem de claro para escuro. O caso, vos digo, não é nada claro.»
O gato e o escuro
30 agosto 2024
LEITURA EM TEMPO DE FÉRIAS
No passado dia 28, recebemos a visita de 40 crianças, que quiseram ouvir a história que preparámos para a atividade
"Histórias à 4ª"
Foi uma excelente despedida desta atividade no mês de agosto.
Lembramos que em setembro, temos mais duas sessões, nos dias 4 e 18.
A partir de outubro, começam as sessões da "Hora do Conto", sujeitas a marcação prévia e destinadas a grupos de crianças dos jardins de infância e escolas do 1º CEB.
Bom fim de semana
19 agosto 2024
O TEMPO BREVE...
não deve ser ignorado.
Nele, pode-se encontrar força, paciência, imaginação e engenho para em cada instante fazermos o que é preciso com perfeição.
É disso que nos fala o livro "O Tempo breve" com texto e ilustrações de
Ana Faria.
Uma parábola sobre como todos os momentos da nossa vida são importantes, mesmo os que passam a correr, sem quase darmos conta.
«As vinte e quatro horas do dia são governadas ora pelo rei Sol, vigilante do dia claro, ora pela rainha Lua, protectora da noite. Mas existe um pedacinho dessas vinte e quatro horas - quando a rainha Lua se vai deitar e o rei Sol ainda não acabou de preparar-se para iniciar o seu reinado - em que o governo do tempo pertence a Aurora, uma princesa fresca como o orvalho e corada como uma rosa em botão.»
Ana Faria retirou-se da vida pública para se dedicar à pintura e aos retratos, algo a que se dedicava ainda antes da música e editou alguns livros para crianças, cujos textos e ilustrações são da sua autoria.
Faleceu no passado dia 17, com 74 anos.
A Biblioteca Municipal, dispõe do livro "O Tempo breve", bem como, do CD "Brincando aos clássicos" para empréstimo.