31 janeiro 2024

OLHA PARA OS DOIS LADOS

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 2027 para jovens dos 12 aos 18 anos, este livro aborda com humor e sensibilidade uma série de questões que afetam os adolescentes: bullying, insucesso escolar, doença, discriminação racial e de género, crise familiar e financeira... 


Dez caminhos percorridos no mesmo dia, dez adolescentes que saem da mesma escola. Em 10 breves histórias, que se entrecruzam de forma perfeita e quase impercetível nos mais pequenos detalhes, acompanhamos vários adolescentes, desde o toque de saída da escola até à chegada a casa. Cada conto é apresentado sob vários ângulos. Tal como quando se atravessa a rua, somos levados a olhar para os dois lados da vida de cada um deles e só então percebemos o porquê das suas ações e dos caminhos que tomam. 

"Esta história devia começar como começam as melhores histórias.
Com um autocarro escolar a cair do céu.
Mas ninguém viu tal coisa. Ninguém ouviu nada. Por isso, esta história vai antes começar como começam as... boas histórias.
Com macacos do nariz.
- Se não tirares esses macacos nojentos do nariz, juro que não vou contigo a pé para casa. Não estou a brincar!
A Jasmine Jordan disse isto como dizia quase tudo: com o corpo inteiro. Como se as palavras lhe saltassem da boca e a percorressem da cabeça aos pés. Dizia-o com intenção. Dizia-o no mesmo tom com que a mãe lhe dizia: «Não brinques comigo!», de cada vez que tentava conversar com ela sobre assuntos importantes para a sua «vida real» e a Jasmine punha a música aos berros nos ouvidos para abafar os «berros» da mãe, com os olhos no ecrã e o dedo a deslizar, a deslizar. «Se não tirares a porcaria dos fones... ou lá como se chamam, dessa cabeça de alho chocho, vais ficar com as orelhas a zunir, e olha que não é da música.»"

Ilustração Laura Tavazzi

Um livro inesquecível de um autor multipremiado -

Jason Reynolds - que nos prende e questiona: 

«Como vais mudar o mundo?»


O desejo de Reynolds é nunca escrever livros chatos. 

«Isto é o que eu sei: há muitos - muitos - jovens que odeiam ler. Eu sei que muitos desses inimigos de livros são rapazes. Eu sei que muitos desses rapazes que odeiam livros, na verdade, não odeiam livros, odeiam o tédio.»



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."