21 fevereiro 2024

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

Comemorado a 21 de fevereiro, foi uma iniciativa do Bangladesh, aprovada na Conferência Geral da UNESCO de 1999.


Como parte de seu mandato para a paz, a UNESCO -  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura trabalha para preservar as diferenças de culturas e línguas que promovem a tolerância e o respeito pelos outros.

As sociedades multilíngues e multiculturais existem através das suas línguas, que transmitem e preservam conhecimentos e culturas tradicionais de forma sustentável.

No âmbito mundial, 40% da população não tem acesso à educação na língua que fala ou entende. No entanto, estão a ser realizados avanços na educação multilíngue, e cada vez mais aumenta a compreensão sobre a sua importância, particularmente na educação infantil.

E que relação haverá entre este dia e uma quinta 
com coelhos, galinhas e outra bicharada?

Com este livro vais perceber.



Um drama de coelhos e galinhas 
(para desdramatizar os casos especiais da língua portuguesa)
da autoria de Ana Isabel Marques 
com ilustrações de Ana Bossa

Tem como pano de fundo o imaginário de uma quinta e pretende entusiasmar as crianças na aventura da leitura, enquanto desdramatiza dois casos especiais da língua portuguesa. É uma história com moral ou várias morais, plena de valores protagonizados pelos animais, como a importância da amizade, solidariedade e espírito de entreajuda, sem deixar de realçar que a verdadeira solução para os problemas deve partir de nós mesmos.

Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 2027, para crianças dos 3 aos 8 anos, e o exemplar que se encontra na Biblioteca Municipal, foi oferecido pela sua autora, Ana Isabel Marques.








Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."