26 julho 2024

DIA DOS AVÓS

Avó Z

Texto e ilustração Daniel Gray-Barnett

Editora Fábula


Esta história gira em torno de uma avó extraordinária que transforma o dia de aniversário monótono do neto Alberto, num dia repleto de aventuras cheias de humor, imaginação e magia.

Com ilustrações vibrantes e originais, este livro transporta o leitor para um mundo onde a imaginação e criatividade não têm limites.

Ideal para celebrar o Dia dos Avós, que se assinala hoje, esta obra, promete encantar e aquecer o coração de avós e netos.


    Bom fim de semana!



19 julho 2024

HISTÓRIAS DOS 0 AOS 90 ANOS

Durante esta semana a Biblioteca Municipal recebeu a visita de um grupo de utentes do 

Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria,

 num momento muito agradável de partilha de histórias.


Foi-lhes lido o livro infantil, "Avó de coração" da autoria de Cristina Taquelim e um pequeno trecho d´ "A safra" de Helena Lopes e Paulo Nuno Lopes, acerca da pesca de arte xávega que se pratica na Praia da Vieira.


Após as leituras, foi a vez de muitos deles partilharem histórias de vida, algumas difíceis outras muito divertidas. Para estas pessoas é importante ter alguém que as saiba e queira ouvir e nós fazemo-lo com muito gosto e carinho.


Outro momento especial foi a atividade "Histórias à 4ª" que preparámos para um grupo de crianças com idades compreendidas entre 1 e 9 anos.



"Desculpa, mas esse livro é meu" de Lauren Child, da coleção "Charlie e Lola", foi a história escolhida. Através dela demos a conhecer outros livros às crianças, que no final fizeram o jogo da caça ao livro e foi uma alegria.


Estas atividades contaram com a colaboração da jovem Lara Rodrigues, que integra o projeto do município "Inside Jovem - My Job".





09 julho 2024

EU SOU UM LIVRO QUE GOSTA DE FAZER PERGUNTAS

 Eu gosto mais de um mundo com perguntas do que um mundo com respostas, porque eu gosto de investigar e também gosto de confundir. Fazer perguntas é confundir o mundo e um mundo sem confusão e investigação é um mundo triste e aborrecido. E é por isso que, em vez de responder às perguntas, prefiro fazer perguntas às perguntas. Sobretudo às perguntas que me perguntam muitas vezes.

Como é que isso se faz??

Respondo com outra pergunta: Para que serve?


O livro "Para que serve?", 
escrito por José Maria Vieira Mendes, 
ilustrado por Madalena Matoso
e editado por Planeta Tangerina, 
foi um dos 200 títulos de 54 países, escolhido em 2021, 
pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, na Alemanha.

Fundada em 1949, é considerada a maior biblioteca do mundo de literatura para crianças e jovens, com um acervo de mais de meio milhão de livros e com uma programação regular de promoção do livro e da leitura.
Reúne anualmente uma seleção dos melhores livros para a infância e juventude publicados em vários países e em diversas línguas, elabora um catálogo de divulgação internacional e atribui um selo intitulado White Ravens.



A Biblioteca de Munique justificou a escolha deste livro, por ser um livro «pouco usual e bastante brilhante - simples, inteligente, surpreendente, divertido e hábil em apresentar ideias simples aos leitores.»

Ilustração Madalena Matoso






02 julho 2024

VELOZ COMO O VENTO...

 foi escrito há mais de 60 anos pela escritora belga Gine Victor, que lhe valeu em 1960 o Prix Jeunesse, atribuído em França ao melhor livro para jovens.

Fala acerca da história verídica de Kumbo, filho adotivo de um chefe mongol, e do seu cavalo negro selvagem, Veloz como o Vento.

Acerca do livro disse a autora: «A história que vou contar é verdadeira. Aconteceu há cerca de trinta anos no planalto de Oum-Tchim-Sin, na Mongólia Interior. (...) Na época em que Kumbo adestrava o seu pequeno pónei negro, os nómadas dessas estepes imensas viviam ainda como tinham vivido os pais e os pais dos seus pais. Armavam as tendas de feltro junto de locais onde havia água e pastagens. Vigiavam os imensos rebanhos de carneiros, camelos e pequenos cavalos meio selvagens, galopando todo o dia pelos quatro cantos do seu domínio. Os descendentes dos terríveis guerreiros de Gengiscão tinham-se tornado um povo de pacíficos pastores.»


Guerreiros da Mongólia

A tradução portuguesa original, que a presente edição da Ponto de Fuga recupera, foi assegurada pelo poeta Herberto Helder, cujo estilo inconfundível se reconhece na prosa arrebatadora desta empolgante aventura.

Gine Victor nasceu em Mons, na Bélgica. Jornalista e autora de romances para jovens, viveu vários anos na China da primeira metade do século XX. As impressões que então recolheu das paisagens, das gentes e das milenares tradições orientais marcam indelevelmente a sua obra. O exotismo dos cenários, o ritmo das aventuras e a capacidade evocativa da escrita, com uma linguagem rica mas acessível, envolvem os leitores e educam para os valores da experiência, da diversidade e da empatia.






VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."