30 agosto 2024

LEITURA EM TEMPO DE FÉRIAS

No passado dia 28, recebemos a visita de 40 crianças, que quiseram ouvir a história que preparámos para a atividade 

"Histórias à 4ª"



Foi uma excelente despedida desta atividade no mês de agosto.




Lembramos que em setembro, temos mais duas sessões, nos dias 4 e 18.

A partir de outubro, começam as sessões da "Hora do Conto", sujeitas a marcação prévia e destinadas a grupos de crianças dos jardins de infância e escolas do 1º CEB.


Bom fim de semana



19 agosto 2024

O TEMPO BREVE...

 não deve ser ignorado.

Nele, pode-se encontrar força, paciência, imaginação e engenho para em cada instante fazermos o que é preciso com perfeição.

É disso que nos fala o livro "O Tempo breve" com texto e ilustrações de 

Ana Faria.

Uma parábola sobre como todos os momentos da nossa vida são importantes, mesmo os que passam a correr, sem quase darmos conta.



«As vinte e quatro horas do dia são governadas ora pelo rei Sol, vigilante do dia claro, ora pela rainha Lua, protectora da noite. Mas existe um pedacinho dessas vinte e quatro horas - quando a rainha Lua se vai deitar e o rei Sol ainda não acabou de preparar-se para iniciar o seu reinado - em que o governo do tempo pertence a Aurora, uma princesa fresca como o orvalho e corada como uma rosa em botão.»


Ana Faria tornou-se num nome de referência na música infantil portuguesa quando, em meados de 1982, gravou o álbum "Brincando aos Clássicos" feito de adaptações das sinfonias clássicas de compositores famosos como Beethoven, Mozart, Chopin, Verdi, entre outros. O disco foi um grande sucesso. Em 1986 surgiu o projeto dos "Onda Choc", que adaptou canções pop internacionais e obteve grande sucesso junto do público infanto-juvenil. 

Ana Faria retirou-se da vida pública para se dedicar à pintura e aos retratos, algo a que se dedicava ainda antes da música e editou alguns livros para crianças, cujos textos e ilustrações são da sua autoria.

Faleceu no passado dia 17, com 74 anos.


A Biblioteca Municipal, dispõe do livro "O Tempo breve", bem como, do CD "Brincando aos clássicos" para empréstimo.




07 agosto 2024

OS NOSSOS PEQUENOS ARTISTAS

Durante o passado ano letivo, muitas foram as histórias partilhadas com as crianças dos jardins de infância que nos visitaram.

Uma delas foi esta



No final da leitura, propusemos às crianças, o desafio, que a autora do livro, coloca:

" Deixa-te inspirar pelo Riscarriscos e descobre o pequeno artista que vive dentro de ti!"

E assim, aconteceu.
O resultado está exposto no átrio da Biblioteca Municipal.









02 agosto 2024

PARABÉNS, CATARINA SOBRAL

O júri, reunido no dia 19 de julho de 2024 nas instalações da DGLAB - Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, decidiu, por unanimidade, atribuir o 

Prémio Nacional de Ilustração, 

referente a obras publicadas em 2023, a 

Catarina Sobral, 

pelo conjunto de ilustrações do livro "Fantasmas, Bananas e Avestruzes", com texto da própria, publicado pela Assembleia da República na coleção Missão: Democracia.

Catarina Sobral é uma ilustradora reconhecida em Portugal e no estrangeiro, tendo sido premiada na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, no Amadora BD, pela Sociedade Portuguesa de Autores, entre outros. Em 2011 e 2017 tinha já recebido duas Menções Especiais do Prémio Nacional de Ilustração. Nascida em Coimbra em 1985, é também autora do texto de muitos dos seus livros e realizadora de filmes de animação.


Convidamos-te a conhecer a sua obra, através dos vários livros da autora, que temos na Biblioteca Municipal.




VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."