07 outubro 2013

Como é que …?

No nosso dia a dia deparamos e lidamos com coisas muito simples e básicas, que contribuem para o nosso conforto e bem estar e sem as quais já não nos imaginamos.
Alguma vez tiveste curiosidade em saber como surgiram essas coisas?

Por exemplo como é que foram inventadas as calças de ganga? Sabes que a sua origem está relacionada com a descoberta de ouro nos Estados Unidos da América?

 
Em 1850 milhares de imigrantes com o sonho de fazer fortuna, afluem do mundo inteiro à cidade de São Francisco, Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos, atraídos pela recente descoberta de ouro. Entre eles, Oscar Levi Strauss, oriundo da Baviera, Alemanha, que não vem em busca do precioso metal, mas com intenção de vender um pano grosso para confecionar tendas. Um dia tem a genial ideia de cortar umas calças nesse tecido, que por serem muito resistentes e durarem muito tempo são imediatamente adotadas pelos caçadores de ouro, os chamados garimpeiros. Essas calças eram parecidas às que usavam os marinheiros da cidade italiana de Génova e por isso, chamam-lhes jeans, deturpação em inglês do nome dessa cidade. Levi Strauss nunca encontrou ouro, mas fez fortuna graças a ele.
 
Se Levi Stauss fez uma genial invenção, o americano Joseph Cayetty merecia ter uma estátua em cada casa de banho, pois foi o inventor do papel higiénico em 1857.

Antes, usava-se o que se tinha à mão e isso variava conforme a época, o lugar onde se estivesse e o que houvesse disponível. Os Romanos limpavam-se geralmente com uma esponja, mas também era possível usar panos, serradura, erva, feno, pedras, conchas, areia, água, neve ou papel de jornal.
Sabes o que inventou Sir John Harington em 1596 e que demorou três séculos até chegar a nossas casas? Outra genialidade, a sanita com autoclismo.
Este inglês foi o primeiro a idealizar um depósito de água que se pudesse acionar para fazer desaparecer os excrementos, no caso uns excrementos reais, pois foi inventada para servir a rainha Isabel I de Inglaterra.

E onde encontras livros que respondem a estas e muitas outras curiosidades?
Na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal.

Ilustração de Loïc Mailly



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."