28 agosto 2019

QUE SECA DE VERÃO!

É verdade.
Este verão foi notória a mudança do clima.

Uma mudança a que todos temos que ser sensíveis, principalmente na alteração de hábitos, se queremos que a Terra continue a ser habitável no futuro por todos os seres vivos.



Ilustração Nanna Prieler

O efeito de estufa tem vindo a provocar um aquecimento global da Terra e este aquecimento  está a fazer, com que se verifiquem, com maior frequência, fenómenos extremos, como a onda de calor que se verificou este ano em países do Norte, como  a Suécia, Noruega e Finlândia; como o caso dos glaciares da Gronelândia estarem a derreter e também a passagem de tempestades por Portugal, como aconteceu em outubro de 2018, com a tempestade Leslie que deixou um rasto de destruição por vários pontos do país, inclusive, no concelho da Marinha Grande.

Para reduzir o efeito de estufa e o aumento do buraco do ozono devemos reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), resultante dos escapes e das fábricas, utilizando filtros adequados; utilizar mais os transportes públicos; usar energias renováveis como por exemplo a energia eólica (transformação da energia do vento em energia útil); diminuir a destruição das florestas, quer devido aos incêndios, quer ao abate.



"Num dia muito bonito, o Totti resolveu dar um belo passeio para esquecer o terror que tinha sido o seu dia de trabalho. Até que encontrou um velho amigo o Zapick.
- Totti - Há quanto tempo!
- Zapick - Totti?! É pá, há quanto tempo mesmo! Então tudo bem contigo?
- Totti - Sim, tudo, e contigo?
(…)
- Totti - Então, agora, também vou dizer-te algo sobre um assunto que me chama muito a atenção: A camada do ozono, cujo símbolo é O3, é um composto químico com efeitos prejudiciais para os seres vivos. Quando se encontra junto à superfície terrestre: provoca irritações nos olhos e tracto respiratório, é o componente principal do nevoeiro fotoquímico e actua como gás com efeito de estufa.
- Zapick - Que fixe, como é que sabes tudo isso?
- Totti - Li num livro que comprei há muito tempo.
- Zapick - Boa!
- Totti - E, sabias que o ozono foi descoberto no século XIX e a sua importância como gás atmosférico tornou-se conhecida no início do século XX, quando se efectuaram as primeiras medições quantitativas da espessura da Camada de Ozono? Este gás existe, naturalmente, ao longo da atmosfera, é azul escuro, venenoso e apresenta um odor distinto. A própria palavra OZONO provém do grego OZEIN, que significa mau cheiro e acumula-se, principalmente, na região da atmosfera, numa camada com 15 Km de espessura (Troposfera), onde é produzido.
Por outro lado, a camada de Ozono da estratosfera, desempenha um papel fundamental para a vida na Terra, é ela que nos protege de uma perigosa radiação proveniente do Sol.
(…) "


Este texto foi retirado do livro
 Alterações climáticas: Uma viagem na semente de asa,
que foi o resultado do projeto educativo da
 Turma B do 8º Ano, da Escola E. B. 2, 3 de Algoz,
 editado pela Câmara Municipal de Silves.





Podes encontrar este livro e muitos mais acerca deste tema, 
que interessa a todos, aqui na tua 
Biblioteca Municipal.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."