27 agosto 2021

PARA QUEM ACREDITA QUE É IMPORTANTE FAZER PERGUNTAS

Provavelmente, para ti, não há um antes e um depois da internet. Quando nasceste já estava tudo ligado e nem te parece possível que o mundo funcione de outra forma. No entanto, a internet mudou - e ainda está a mudar - muita coisa no mundo.

Através da internet, apareceram gigantes invisíveis como a Google e o Facebook, que transformaram a nossa forma de aceder à informação. Nas redes sociais, as notícias parecem supersónicas e as visualizações, os likes e as partilhas podem chegar aos milhões. O problema é que os rumores, os boatos e as mentiras também. 

Ilustração Andrea Rivoli

A informação e a desinformação (fake news) têm impacto nas nossas vidas, porque nos levam a tomar decisões. 

Somos seguidores, seguimos influenciadores, influenciamo-nos, com qual objetivo? Acreditamos em notícias sem pés nem cabeça, damos cabeçadas virtuais, cambalhotas emocionais, saltos mortais à retaguarda das palavras e, no final de tantas acrobacias, observamos a nossa própria solidão. Estamos mais ligados ou desligados do mundo que nos rodeia?

Ilustração Beatrix Papp

O livro, Gosto, logo existo, para leitores a partir dos 12 anos, acredita que é importante fazer perguntas e que as respostas não estão todas no Google. Que a vida não é um questionário de escolha múltipla. Que precisamos de tempo para pensar e para sentir. Que o mundo não é a preto e branco. E que um emoji, por muito fofinho que seja, é só um emoji.


🔆Já deste por ti na internet mesmo sem estares muito interessado? Não és o único: 60% das crianças e jovens dos 11 aos 17 admitem já terem estado ligados à net sem um objetivo.

🔆Apenas 1% dos jovens portugueses com 13 e 14 anos considera ser capaz de selecionar a informação mais relevante encontrada na internet e avaliar se é útil e de confiança.

🔆Quem passa mais tempo nas redes sociais diz que se sente mais sozinho. Um estudo concluiu também que esse sentimento de solidão se mantém mesmo quando os jovens estão com os amigos fora da internet, frente-a-frente.

Através da iniciativa

 do Plano Nacional de Leitura, 

podes ganhar prémios, com este livro.

Informa-te aqui







Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."