28 outubro 2022

A BIBLIOTECA DAS CORES

Esta semana recomeçou na Biblioteca o que a pandemia nos tirou nos últimos 2 anos. A presença das crianças dos jardins de infância e do 1º ciclo na atividade da Hora do Conto, que tem como objetivos principais a promoção e incentivo à leitura e aproximação das crianças à Biblioteca. 


O primeiro do ano letivo 2022/23, foi o 

Jardim de Infância de Casal de Malta 

com mais de 150 meninos e meninas.

Como é habitual, os meninos começaram por fazer uma visita guiada pelos vários espaços da Biblioteca, através da qual ficaram a saber como se podem tornar "leitores" inscritos, como funciona o sistema de empréstimo de livros e os cuidados a ter com os livros que são emprestados.

  

Antes da sessão de leitura, que aconteceu na Sala Infanto-juvenil, puderam ainda conhecer a sala de leitura de publicações periódicas e as salas de leitura de adultos, a forma como estão organizados os livros e como podemos utilizá-los.


Já na sala infanto-juvenil aconteceu então uma sessão de leitura e o contacto com os livros destinados a esta faixa etária.
O livro escolhido para leitura foi A Rainha das Cores, escrito e ilustrado por Jutta Bauer, da editora Bichinho de Conto, que conta a história de uma rainha que vive num mundo de cores. 


É a história do Azul, do Vermelho, do Amarelo e de uma vida em comunidade cheia de emoções, expectativas e relações. Cor, alegria, ternura, ousadia são algumas das palavras que moram neste livro e também, na Biblioteca, desde o momento em que as crianças lá entram.






Convidamos todos os jardins de infância e escolas do 1º ciclo, 
a juntarem-se a nós para mais leituras.





19 outubro 2022

PEQUENOS, GRANDES CURIOSOS

Os seres humanos são curiosos por natureza e é na infância que surge a curiosidade, o desejo de descobrir o mundo que nos rodeia e, a determinada altura, começa nas crianças a fase do

Porquê?

Ilustração Hirondelle

Porque tenho de ir para a cama? 

Se não dormires as horas suficientes, podes ficar baralhado ou mesmo doente. As crianças crescem mais quando estão a dormir do que quando estão acordadas.



Porque pisco os olhos?
Os teus olhos estão sempre a fabricar lágrimas, mesmo quando não choras. Quando piscas os olhos, espalhas as lágrimas por eles, evitando que sequem e se magoem.

Porque é que o vento sopra?
Se sentes o vento soprar, é porque o ar está em movimento. O ar move-se quando aquece, fica mais leve e sobe. Então, o ar mais fresco desce rapidamente, para ocupar o lugar deixado vago, formando uma brisa.

Ilustração Laura Medei

Porque é que os fechos têm dentes? 

Sem os seus dentes, os fechos não poderiam ser abertos nem fechados. As duas fileiras de dentes são unidas por uma peça deslizante, que os interliga ou separa.


Porque é que o sangue é vermelho?

A cor do sangue humano é devida à hemoglobina - uma proteína complexa que contém ferro - que se encontra nos glóbulos vermelhos, onde a sua tarefa é transportar o oxigénio dos pulmões aos tecidos do corpo.


Porque é importante ir à biblioteca?

Porque os livros despertam a curiosidade, estimulam o desenvolvimento e a imaginação e levam-te a viver aventuras incríveis.









14 outubro 2022

PORQUE DEVEMOS COMER BEM?

Porque uma alimentação saudável e variada é fundamental para o nosso crescimento; porque fortalece o nosso organismo e defende o nosso corpo de doenças; dá-nos energia e ajuda-nos a ficar concentrados e a estudar.

Ilustração Andrea de Santis

 

Com a aproximação do 

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro -

vamos dar a conhecer factos e curiosidades sobre os alimentos.


🍍🍅Cada fruta e legume é específica de uma região, de um mês ou estação do ano. Apesar de já termos muitas frutas ou legumes à venda durante o ano inteiro, devemos optar sempre por comer os alimentos da época, porque estes são os que têm mais vitaminas e mais nutrientes e são produzidos localmente.

A figueira foi uma das primeiras árvores a serem cultivadas pelo Homem, sendo o figo usado como fonte de alimento há mais de 11 mil anos.

🍃A alface é constituída principalmente por água, por isso, é um dos alimentos com menos calorias na natureza. Possui um efeito calmante, sendo boa para reduzir insónias. Os antigos egípcios usavam a alface como anestesia em cirurgias, para ajudar a suportar a dor.

🍼O leite é rico em água, possui proteínas, hidratos de carbono e gordura. Tem quase todas as vitaminas e sais minerais, é especialmente rico em cálcio que é bom para os nossos ossos. As natas são obtidas a partir da desnatação do leite. Se as batermos com açúcar, transformam-se em chantilly; se as batermos durante mais tempo, sem o açúcar, a gordura vai começar a separar-se e podemos fazer manteiga.

🍗As carnes são fontes de proteínas de boa qualidade, que ajudam na construção dos nossos músculos e órgãos. Têm mais ou menos gordura consoante o tipo de carne e são ricas em ferro, que melhora a qualidade do nosso sangue. Acredita-se que o consumo de carne teve um papel importante na evolução da espécie humana, com a passagem das dietas vegetarianas consumidas pelos nossos antepassados, levando ao aumento do cérebro humano e ao encurtamento do intestino.

🐠O peixe faz parte da alimentação do Homem desde a pré-história, é rico em proteína e tem um elevado teor de água. Na gastronomia portuguesa o peixe tem uma enorme importância, Portugal é um dos países com maior consumo de peixe no mundo. "Pescado" é um termo coletivo que inclui várias formas marinhas: peixe fresco, crustáceos, como o caranguejo e moluscos, caso da amêijoa e do polvo.


Podes encontrar mais informação no livro "Vamos conhecer os alimentos", da autoria da nutricionista Mariana Abecassis, ilustrado por Elsa Martins, edição da Booksmile.


Podes ler o livro na Biblioteca ou requisitá-lo para ler em casa.

A leitura alimenta o cérebro.

Ilustração Sammy Bang





04 outubro 2022

ERA UMA VEZ OU DUAS OU TRÊS

Neste caso, são três. Três tristes tigres. 
Com eles vamos brincar com as palavras  de um modo especial de conhecer e saborear a nossa língua.


Este livro celebra os 50 anos de carreira da escritora Luísa Ducla Soares com trava-línguas, piadas e adivinhas, numa seleção muito divertida e encontra-se disponível na biblioteca para empréstimo.

Os três tigres vão passear para afastar a tristeza e descobrem situações inacreditáveis.

"Um ninho de carrapatos, cheio de carrapatinhos... Qual o bom carrapateador que o descarrapateará?

Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastos. 

A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã, nem a rã arranha a aranha.

(...) uma velha relha, bufelha, saracotelha e cotrimbelha casada com um velho relho, bufelho, saracotelho, cotrimbelho: Vamos à caça raça, bufaça, cotrimbaça dum coelho relho, bugelho, cotrimbelho?

O pato Pereira pulou a porteira. Caiu na pedreira, saiu na carreira. Tropeçou na peneira e foi parar no primeiro andar da prateleira..."


Mas o que é isto de trava-línguas?

É uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons. São oriundos da cultura popular, são modalidades de parlendas (rimas infantis). Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos.


E quais as piadas e adivinhas que o livro contém?
Se insistem...!

"Qual a diferença entre um supositório e uma azeitona? Não sabes? Então tem cuidado não comas o supositório nem enfies a azeitona no rabo. 

Procuram-me muitas vezes, tenho estima, o leitor creia, mas se alguém olha para mim faz-me logo cara feia." 







VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."