16 novembro 2022

CELEBRAMOS SARAMAGO

 Hoje, comemora-se o centenário do nascimento de 

José Saramago.

Escritor português, distinguido com o 

Prémio Nobel da Literatura em 1998.

Nasceu numa família de camponeses "sem terra", em Azinhaga, na província do Ribatejo. Foi bom aluno na escola primária - atual 1º ciclo - no 2º ano já escrevia sem erros de ortografia, fez o 3º ano e o 4º num só ano.

Como não tinha livros em casa, foram os livros escolares de Português, que lhe abriram as portas para o entusiasmo pela literatura.

Foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

Ilustração de Carreño

"Tinha começado a frequentar (...) uma biblioteca pública de Lisboa. E foi aí, sem ajudas nem conselhos, apenas guiado pela curiosidade e pela vontade de aprender, que o meu gosto pela leitura se desenvolveu e apurou."

Numa iniciativa da Fundação José Saramago, o dia 16 de novembro é também o Dia do Desassossego, porque o escritor dizia que escrevia para desassossegar os seus leitores.


A Biblioteca Municipal possui na sala infanto/juvenil, dois livros que Saramago escreveu para crianças e jovens, "A maior flor do mundo" e "O conto da ilha desconhecida".

O Conto da Ilha desconhecida, pel´As Contadeiras

Também a exposição "Voltar aos passos que foram dados", composta por 15 painéis concebidos em função do trajeto pessoal e literário de José Saramago, tem estado patente ao público desde maio e vai-se manter na sala de leitura do 1.º piso da Biblioteca. Está, igualmente, em exposição nas bibliotecas escolares dos 3 Agrupamentos do concelho.








Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."