31 março 2023

EU SOU UM LIVRO, LÊ-ME

2 de abril 
Dia Internacional do Livro Infantil

Cartaz divulgado pela DGLAB para assinalar o dia 2 de abril,
da autoria de Ana Ventura, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2022

Esta comemoração pretende chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância, sendo também uma forma de homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que nasceu a 2 de abril de 1805.

Todos os anos, o IBBY - International Board on Books for Young People divulga um cartaz e uma mensagem de incentivo à leitura de autores de diferentes nacionalidades. Este ano o desafio foi lançado à Grécia, com a mensagem, Sou um livro, lê-me da autoria do escritor Vagelis Iliopoulus e o cartaz de Photini Stephanidi.
 


"Sou um livro, lê-me

Eu sou um livro
Tu és um livro
Todos somos livros.
A minha alma é a história que conto.
(...)
Cada um de nós é único.
E cada um tem direito a ser respeitado,
a ser lido sem preconceito,
a ter espaço na tua biblioteca.
(...)
E se outro livro chegar...
porque algo ou alguém o afastou, 
abre espaço.
Ele cabe junto a ti.

Tenta sentir o que ele sente.
Compreendê-lo. Protegê-lo.
Podes um dia estar no seu lugar.

Porque também tu és um livro.
Somos todos livros.

Vá, di-lo bem alto para que todos te ouçam.
«Sou um livro, lê-me.»"
(tradução da responsabilidade da DGLAB)





Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."