28 janeiro 2013

Andrómeda … Revista Nature … Via Láctea … jovem de 15 anos … galáxias anãs

Estes nomes estão interligados.   
Confuso? 
Nós explicamos.

Como certamente saberás, uma galáxia é uma família de estrelas misturadas com grandes nuvens de gases e poeiras, que se juntaram no espaço pela força da gravidade e que Via Láctea é o nome da nossa  galáxia. Durante muitos e muitos anos pensou-se que a única galáxia existente era a nossa, até que em 1924, o astrónomo americano Edwin Hubble descobriu que algumas manchas suaves, batizadas de «nebulosas» pelos astrónomos do século XVIII, eram na realidade galáxias, descoberta essa que veio revolucionar o nosso conceito do Universo.
A Via Láctea pertence a um conjunto de 30 galáxias espalhadas ao longo de 3 milhões de anos-luz, conhecido como Grupo Local.


Uma dessas 30 galáxias é Andrómeda, que possui um diâmetro de aproximadamente 250 mil anos-luz, estando distante da nossa galáxia cerca de 2,9 milhões de anos-luz e que tal como a Via Láctea é uma galáxia do tipo espiral. Junto da Via Láctea existem ainda nove galáxias anãs e perto de Andrómeda existem mais oito.


É precisamente relacionado com a galáxia Andrómeda 
que surge o nome dum jovem de 15 anos.

Neil Ibata de nacionalidade francesa, aluno do Liceu Internacional de Pontonniers, em Estrasburgo, começou a aprender matemática e física aos 5 anos com os ensinamentos do seu pai.


Neil ajudou o pai Rodrigo Ibata – líder de uma equipa de investigação no Observatório de Astronomia de Estrasburgo – num estudo sobre a evolução das galáxias anãs em redor de Andrómeda, usando um programa informático em linguagem de programação Python, cuja codificação ele completou, que lhe permitiu concluir que as galáxias anãs parecem orbitar de forma concertada, alinhando-se num vasto e fino disco.


Pela sua participação no projeto, o jovem viu o seu nome figurar ao lado do nome do pai e de uma equipa de astrónomos e físicos de várias nacionalidades, num artigo publicado numa edição recente da revista inglesa Nature, uma das mais antigas e prestigiadas revistas científicas de todo mundo,  fundada em 1869.

Se quiseres ser um craque da ciência como o Neil, vem até à sala infantil/juvenil da Biblioteca, onde tens muitos livros de astronomia e física que podes consultar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."