21 junho 2019

COM O FIM DO ANO LETIVO ...

... aproximam-se novos desafios na vida das crianças e adolescentes.

Se é certo que algumas crianças e jovens manterão no próximo ano a mesma rotina, frequentando a mesma escola, mantendo os mesmos educadores/professores e colegas, outros irão descobrir novas escolas, conhecer novos professores e colegas e, também, tomar decisões importantes para o futuro.

Para uns as férias já são uma realidade, para muitos outros essa realidade chegará um pouco mais tarde, quando os exames terminarem.

Ilustração Jaume Gubianas


As férias de verão são propícias ao merecido descanso, mas também ao despertar de sensações e emoções, que fazem parte do crescimento de todos os seres humanos.

Emoções essas, que avivam desejos, até então desconhecidos, que fazem acelerar o coração, que nos deixam sem palavras, geram ansiedade, mas também euforia, como é o caso da primeira paixão.

Foi o que aconteceu com a jovem Maria João, que idealiza uma relação especial e constante com o melhor amigo, Júlio Pirata.



"(...) Tu olhaste para mim, eu olhei para ti. (…) Tu perguntaste: Como é que te chamas? Eu disse: João. E isto já não foi uma mentira. Toda a gente me trata por João, menos tu, que me tratas por Mary John (…)
Morri tantas vezes por ti, Júlio. Tantas vezes.
Tu apontavas-me a tua espada de pirata.
A tua espada na minha barriga, no meu peito, na minha garganta. 
Tu dizias: Morreste! (...)
Uma vez deitaste-te em cima de mim e beijaste-me. A tua boca na minha boca, o teu corpo no meu corpo e eu regressei à vida, como a Branca de Neve ou A Bela Adormecida naquelas histórias de amor verdadeiro. (...)
Tu perguntas: Queres fazer o pino contra mim? E eu faço o pino contra ti. Eu grito: Não me largues! E tu não me largas. As tuas mãos agarram nos meus tornozelos e não há nada mais perfeito do que as tuas mãos nos meus tornozelos.
Se calhar o amor era aquilo, Júlio Pirata.
Uma pessoa ao contrário."

Ilustração Elodie Duhameau


Na Biblioteca Municipal, local privilegiado com espaços para ler, estudar e também para brincar, está a Mary John para te fazer confidências, como acontece entre grandes amigos.


Boas Férias 
e
 Sucesso nos exames





Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."