Para a grande maioria das crianças o mar representa um grande fascínio, principalmente no verão, sinónimo de grandes brincadeiras em família e mergulhos salgados.
Mas, para muitas outras crianças que fogem da guerra nos seus países, o mar simboliza a esperança de encontrar um novo lar, onde possam viver em paz, como merecem, mas também muitos perigos e grande sacrifício.
Ilustração Iker Ayestaran
Com certeza que já ouviste falar nos refugiados, que cruzam o mar em pequenas embarcações, até chegarem a um destino que os acolha.
O livro de Khaled Hosseini, Uma prece ao mar, fala-nos desse tema tão dramático e sensível, infelizmente tão atual.
Numa praia iluminada pelo luar, um homem embala no colo o filho que dorme. Juntos esperam pelo amanhecer e pela chegada de uma embarcação. O pai narra ao filho as memórias dos longos verões da sua infância, recordando a casa da quinta do avô, na Síria, o sussurro dos ramos das oliveiras agitados pela brisa, o ruído dos tachos da avó, o balido da cabra que tinham na quinta.
Quando o sol nascer, pai, filho e as outras pessoas que estão naquela praia pegarão nos seus pertences para embarcarem numa viagem perigosa, através do mar em busca de um novo abrigo.
Olho para o teu perfil, meu filho, à luz desta lua minguante, as tuas pestanas, lembrando linhas de caligrafia, cerradas num sono cândido.
Eu digo-te:
"Toma a minha mão. Nada de mal acontecerá."
Ilustração Dan Williams
O jornal inglês “The Guardian”,em colaboração com a ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados - converteu o livro na primeira animação narrativa de realidade virtual.
É narrado em inglês, mas podes requisitar o livro, aqui na Biblioteca, para leres em família, de forma a conheceres e compreenderes a vida destas crianças, tão diferente da tua.
A curta-metragem de animação, Umbrella, aborda o mesmo assunto, ora vê.
Declaração Universal dos Direitos da Criança
Princípio 8º:
A criança deve, em todas as circunstâncias, ser das primeiras a beneficiar de proteção e
socorro.
Sem comentários:
Enviar um comentário