Para muitos de vocês, que vão para o 1º ciclo pela primeira vez, a próxima semana vai ser o começo de uma grande aventura.
Ilustração João Vaz de Carvalho |
Mas, atenção, é preciso paciência, porque ninguém aprende a ler nos primeiros dias. O ensino da leitura e da escrita, no início da escolaridade, é um processo formal, intimamente associado à aprendizagem das letras do alfabeto. Para além dos professores e dos pais que vos irão ajudar e acompanhar, também a aranha Antonieta se vai juntar a esta incrível caminhada.
"A aranha Antonieta vive na aldeia das Árvores Amarelas e tudo o que lá existe começa com a letra A. A Antonieta adora andar alegremente de árvore em árvore a acenar aos seus amigos animais.
- Alô! Alô! Alce Assim-Assim!
- Alô! Alô! Avestruz Alfinete!
Naquela manhã, a aranha Antonieta estava na sua almofada a apreciar a sua aldeia. Ela adora deliciar-se com um agradável amendoim, acabadinho de apanhar da árvore amarela de alcagoitas. Foi então que... (...)
- Quem és tu? - perguntou o elefante.
- Eu sou a aranha Antonieta, da aldeia das Árvores Amarelas.
- Ehhhhh lá! Vens mesmo de longe! Eu sou o elefante Eduardo Embrulho e tu estás no ermo da Ervilha Espevitada, onde tudo o que existe começa com a letra E.
A Antonieta ficou eufórica.
- Letra E?! Ena!!! Eureca! Estonteante! Extraordinário! Até tenho a cabeça numa espécie de estado estrelado e efervescente..."
Este livro escrito e ilustrado por Vanessa Namora Caeiro, inclui um guião para famílias e educadores, desenvolvido por Sandrina Esteves, professora no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, com ideias e atividades para explorar as vogais e estimular o gosto pela leitura junto dos mais novos.
Está disponível para empréstimo domiciliário na Biblioteca Municipal, local privilegiado, onde podes descobrir o teu gosto pelos livros.
Com a ajuda da autora do livro, criem a vossa aranha Antonieta e divirtam-se a aprender.
Sem comentários:
Enviar um comentário