Na floresta não se falava noutra coisa. O Leão tinha desviado toda a água do rio para construir uma piscina em frente à sua toca. Para os outros bichos, aquilo foi a gota d´água. Inconformados, começaram a questionar-se se o Leão deveria ser o rei da floresta. Decidiram ir até à piscina fazer uma manifestação. O Leão não quis saber.
Mas os bichos já estavam a pensar noutras formas de escolher um novo líder.
- Sejamos uma Democracia! Vamos fazer uma eleição - Disse a coruja.
Numa eleição, aqueles que querem governar apresentam as suas ideias numa campanha. Depois, cada eleitor vota no candidato que preferir. Contam-se os votos e o mais votado é eleito Presidente. É quem vai governar até à próxima eleição. Ficou decidido, então, que haveria uma eleição na floresta.
Ilustração do livro |
Eleição dos bichos, um livro editado pela Nuvem de Letras, é, segundo os seus autores "um convite para a reflexão e para o diálogo construtivo entre crianças e adultos." É também o "resultado de um trabalho aberto e coletivo, criado a muitas mãos", porque foi feito a partir de cinco oficinas com crianças de escolas de São Paulo e Florianópolis, no Brasil, com idade entre quatro e onze anos, que assumiram o papel de bichos da floresta para dar vida a este livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário