01 outubro 2021

DIA INTERNACIONAL DA MÚSICA

Em 1975, o International Music Council, instituição fundada pela UNESCO e que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música, decidiu instituir o Dia Internacional da Música a 1 de outubro, com os objetivos de promover a arte musical em todos os setores da sociedade e aplicar os ideais da UNESCO, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e troca de experiências.

Ilustração de Del Carmen Diaz Yueng

Considerada a arte mais antiga e a mais primitiva de todas, a história da música remonta aos tempos da pré-história. Ainda antes do Homem começar a fazer instrumentos, é provável que fizesse música através duma mistura de gritos, de bater com os pés, de bater palmas e de bater com objetos.

O Carnaval dos Animais foi composta por Camille Saint-Saëns,

Caricatura de Camille Saint-Saëns por Cristina Lopez

para a Terça-feira de Carnaval de Paris de 1886. Nascido em Paris em 1835, aos onze anos já se destacava dando o seu primeiro concerto de piano. Abordou todos os géneros musicais, tanto profanos como religiosos. Grande fantasia zoológica, O Carnaval dos Animais, é uma humorística composição musical em que o compositor, em jeito de paródia, toma de «empréstimo» fragmentos musicais de outros compositores e coloca-os num contexto diferente do original. A obra é composta por catorze peças breves, treze das quais são dedicadas a diversos animais.


Saint-Saëns nunca quis que esta Fantasia Zoológica chegasse ao conhecimento do público em geral, pois para ele tratava-se simplesmente de uma brincadeira musical, porém, tornou-se a sua obra mais popular e conhecida no mundo inteiro, sendo Sansão e Dalila, a sua obra mais emblemática, interpretada em todos os palcos do mundo.

O espanhol José Antonio Abad Varela, psicólogo e pedagogo, que escreve «contos com música» para crianças e jovens, construiu um texto inspirado n´O Carnaval dos Animais, cuja leitura pode ser acompanhada pela audição de uma seleção das melhores interpretações orquestrais da obra, acessíveis no livro através de códigos QR.


A sua narrativa, que recria o ambiente solene da celebração do aniversário do rei da selva, o Leão, e descreve a chegada dos convidados, num panorama de biodiversidade, onde não faltam elementos fantásticos, é ainda complementada pelas figuras caricaturescas do ilustrador João Vaz de Carvalho que reforçam o espírito lúdico da obra.

 

Bom fim de semana



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."