Em 1975, o International Music Council, instituição fundada pela UNESCO e que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música, decidiu instituir o Dia Internacional da Música a 1 de outubro, com os objetivos de promover a arte musical em todos os setores da sociedade e aplicar os ideais da UNESCO, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e troca de experiências.
Ilustração de Del Carmen Diaz Yueng |
Considerada a arte mais antiga e a mais primitiva de todas, a história da música remonta aos tempos da pré-história. Ainda antes do Homem começar a fazer instrumentos, é provável que fizesse música através duma mistura de gritos, de bater com os pés, de bater palmas e de bater com objetos.
Caricatura de Camille Saint-Saëns por Cristina Lopez |
Saint-Saëns nunca quis que esta Fantasia Zoológica chegasse ao conhecimento do público em geral, pois para ele tratava-se simplesmente de uma brincadeira musical, porém, tornou-se a sua obra mais popular e conhecida no mundo inteiro, sendo Sansão e Dalila, a sua obra mais emblemática, interpretada em todos os palcos do mundo.
O espanhol José Antonio Abad Varela, psicólogo e pedagogo, que escreve «contos com música» para crianças e jovens, construiu um texto inspirado n´O Carnaval dos Animais, cuja leitura pode ser acompanhada pela audição de uma seleção das melhores interpretações orquestrais da obra, acessíveis no livro através de códigos QR.
Bom fim de semana
Sem comentários:
Enviar um comentário