15 outubro 2021

UMA MÃO CHEIA...

É um livro escrito por Pedro Seromenho, que também o ilustrou, juntamente, com Mia Flor Rocha, onde se escondem surpresas, mistérios e segredos, na mão pequenina de uma criança, Mia. 

Na palma da sua mão cabe um universo de imaginação, quando a abre, nascem flores, insetos, sonhos e gargalhadas.



"- Filha, o que tens na mão?!
- É um pedaço de algodão! Serve para limpar uma ferida no joelho, quando me magoo no recreio. Outras vezes atiro-o ao ar e torna-se uma nuvem da minha imaginação.
(...)
- Mia, sabes que não podes levar brinquedos para a escola! O que tens aí na mão?!
- Tenho um coração, mas é de brincar! Fi-lo com pasta de papel, fios, arame e paus! Quando o tenho comigo, sinto-me mais protegida, pois afasta os sentimentos maus!
- Vá, então guarda-o na mochila, mas tem cuidado. Nunca deixes que fique apertado."


Pedro Seromenho nasceu em 1975 na República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde
atualmente reside. Embora formado em economia, Pedro Seromenho não encontrou a paixão que procurava nos números e, depois de ser cronista em diversos sites, revistas e jornais, decidiu dedicar o seu tempo inteiramente a ilustrar e a escrever livros infantis. Desde 2010 que faz parte do júri do Prémio Matilde Rosa Araújo e em 2011 fundou a editora Paleta de Letras.
Dois dos seus livros fazem parte do PNL – Plano Nacional de Leitura.
"No dia em que descobri este novo imaginário, redescobri-me por completo. Não fazia ideia do enorme prazer que é comunicar com o público jovem. De facto, são eles que me exigem uma escrita mais criativa e também sensorial. E o resto é fácil. É sonhar."»

Ilustração do autor que podes imprimir e colorir 


Sabes que hoje, 15 de setembro,  celebra-se um dia curioso e muito importante, relacionado com as mãos? 

É o

 Dia Mundial da Lavagem das Mãos

A data surgiu como meio de combater a mortalidade infantil. O pequeno gesto de lavar as mãos, reduz a taxa de mortalidade infantil, causada por diarreias e infeções respiratórias, que matam anualmente mais de 3,5 milhões de crianças com menos de 5 anos.







Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."