![]() |
Caricatura de Vargas Llosa por Luis Grañena |
27 outubro 2021
A LUA PARA NEREIDA
22 outubro 2021
UMA ESPÉCIE INVASORA
Temos a sorte de viver numa zona ao lado da praia, onde passamos muito tempo, não apenas a dar mergulhos e apanhar banhos de sol, mas também em longas caminhadas, a explorar poças de maré e até procurando fósseis.
Nos últimos anos tem-se dedicado sobretudo a projetos de educação ambiental, sensibilizando as pessoas para a conservação dos oceanos, nomeadamente para o problema dos resíduos de plástico. Foi neste contexto que criou o projeto Plasticus maritimus, que é também uma página do facebook, onde vai dando conta das suas descobertas.
O projeto deu também origem a um livro com o mesmo nome, que escreveu juntamente com a autora Isabel Minhós Martins, com ilustrações de Bernardo P. Carvalho.
A edição francesa do livro “Plasticus maritimus, uma espécie invasora”, foi selecionado pelo Felipé — o Festival du Livre et de la Presse d’Écologie que se realiza anualmente na cidade de Paris. Este festival procura chamar a atenção para os problemas ambientais, destacando e premiando em cada edição um conjunto de livros publicados dentro desta área temática (ambiente, natureza, ecologia). Depois de feita uma seleção por um painel de jurados, a escolha final do vencedor caberá a um painel de crianças.
![]() |
Ilustração do livro |
Motiva-te para a mudança.
15 outubro 2021
UMA MÃO CHEIA...
É um livro escrito por Pedro Seromenho, que também o ilustrou, juntamente, com Mia Flor Rocha, onde se escondem surpresas, mistérios e segredos, na mão pequenina de uma criança, Mia.
Na palma da sua mão cabe um universo de imaginação, quando a abre, nascem flores, insetos, sonhos e gargalhadas.
![]() |
Ilustração do autor que podes imprimir e colorir |
Sabes que hoje, 15 de setembro, celebra-se um dia curioso e muito importante, relacionado com as mãos?
É o
Dia Mundial da Lavagem das Mãos
A data surgiu como meio de combater a mortalidade infantil. O pequeno gesto de lavar as mãos, reduz a taxa de mortalidade infantil, causada por diarreias e infeções respiratórias, que matam anualmente mais de 3,5 milhões de crianças com menos de 5 anos.
04 outubro 2021
JORNAIS E REVISTAS VOLTAM À BIBLIOTECA
de jornais e revistas na Biblioteca Municipal.
- Jornal de Notícias
- Correio da Manhã
- Público
- Jornal i
- A bola
- Diário de Leiria
- Jornal de Leiria
- Região de Leiria
- Jornal da Marinha Grande
- Expresso
- Visão
- Sábado
01 outubro 2021
DIA INTERNACIONAL DA MÚSICA
Em 1975, o International Music Council, instituição fundada pela UNESCO e que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música, decidiu instituir o Dia Internacional da Música a 1 de outubro, com os objetivos de promover a arte musical em todos os setores da sociedade e aplicar os ideais da UNESCO, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e troca de experiências.
![]() |
Ilustração de Del Carmen Diaz Yueng |
Considerada a arte mais antiga e a mais primitiva de todas, a história da música remonta aos tempos da pré-história. Ainda antes do Homem começar a fazer instrumentos, é provável que fizesse música através duma mistura de gritos, de bater com os pés, de bater palmas e de bater com objetos.
![]() |
Caricatura de Camille Saint-Saëns por Cristina Lopez |
Saint-Saëns nunca quis que esta Fantasia Zoológica chegasse ao conhecimento do público em geral, pois para ele tratava-se simplesmente de uma brincadeira musical, porém, tornou-se a sua obra mais popular e conhecida no mundo inteiro, sendo Sansão e Dalila, a sua obra mais emblemática, interpretada em todos os palcos do mundo.
O espanhol José Antonio Abad Varela, psicólogo e pedagogo, que escreve «contos com música» para crianças e jovens, construiu um texto inspirado n´O Carnaval dos Animais, cuja leitura pode ser acompanhada pela audição de uma seleção das melhores interpretações orquestrais da obra, acessíveis no livro através de códigos QR.
Bom fim de semana