03 novembro 2021

OS LADOS DAS COISAS

Certamente que já ouviste dizer que "a moeda tem sempre duas faces". Cada um escolhe a face que mais gosta, ou em que mais acredita, ou a que lhe dá mais jeito, ou aquela que nos parece ser a melhor, ou... , ou... Também a realidade tem mais do que um lado. Por isso, há formas diferentes de olhar e interpretar as coisas. Todas elas são legítimas e todas são possíveis. Não há só o lado bom e o lado mau. O que importa é termos consciência que uma mesma coisa pode ser vista de várias maneiras e, como tal, devemos ser livres de fazer as nossas escolhas e de pensar pela nossa cabeça.

O livro que escolhemos hoje é um exemplo do que acabámos de dizer. Duas interpretações para a mesma coisa.

A CRISE EXPLICADA ÀS CRIANÇAS
Para miúdos de esquerda
Para miúdos de direita


Texto de João Miguel Tavares
Ilustrações de Nuno Saraiva
Editora Esfera dos Livros

Numa altura em que só se fala em crise, crise e mais crise, quem explica às crianças o que é essa coisa que a todos nos aflige? Este livro explica. E explica de acordo com a ideologia favorita de cada leitor: se prefere as justificações defendidas pela esquerda começa a ler o livro por um lado, se prefere as justificações defendidas pela direita começa a ler o livro por outro.

Os protagonistas são os mesmos dos dois lados - um urso gordo (o défice) e um enxame de abelhas furiosas (os mercados) -, mas as explicações para o estado a que o país chegou mudam bastante consoante o ponto de vista favorito do leitor e o sentido da sua leitura.
João Miguel Tavares


Fica o convite. 
Partilhe a leitura deste livro com os mais pequenos aí de casa e ajude-os a compreender os vários lados das coisas.









Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."