17 novembro 2021

SE ALGUM DIA VIERES À TERRA

 Antes de escreveres a carta ao Pai Natal, 
convidamos-te a escrever a um amigo espacial.
Sim, espacial, uma criança como tu, que habite noutro planeta.

O que lhe dirias?

Provavelmente, que o nosso planeta é diferente do dele e por isso, há coisas que ele vai precisar de saber. Para que não se perca (talvez não tenha GPS), convém informar que nos encontramos perto de um Sol enorme e de uma Lua pequenina e de mais uns quantos planetas e que o nosso - a Terra - é o azul-esverdeado.

Que nós, os seres humanos, definimo-nos através do sítio onde nascemos, onde vivemos, daquilo em que acreditamos, das roupas que vestimos e das línguas que falamos. Mas não existe uma pessoa "típica". Somos todos diferentes uns dos outros. Que as crianças vão à escola para aprenderem coisas e saberem o que fazer quando crescerem. 


Inspirada pelos milhares de crianças que conheceu nas suas viagens à volta do mundo para apoiar a UNICEF e a ONG Save the Children, a autora do livro, Sophie Blackall criou um magnífico guia do nosso planeta. Bem mais do que um simples compêndio, é um apelo a todos nós para que cuidemos não só da Terra, mas também uns dos outros. Através dele podem ser abordados importantes conceitos sobre o mundo (espaço, seres vivos, estações do ano, natureza,…) e diversidade humana (cultura, profissões, famílias, condições físicas, sociais).

O livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para crianças dos 3 aos 11 anos, e encontra-se perto de ti, aqui na Biblioteca Municipal, onde o podes requisitar.





Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."