16 setembro 2022

ALGUMA VEZ OLHASTE PARA CIMA?

  Como está o céu, chove ou faz sol?

Alguma vez olhaste para dentro de ti? 

E como estás tu, choves ou fazes sol?


No livro "Choves ou fazes sol?",
escrito por Mireia Vidal e ilustrado por Anna Font, 
vais perceber como tudo o que fazemos tem consequências para os outros.



Este livro venceu o Prémio Crítica Serra d’Or 2020 de Literatura Infantil e Juvenil.


"Chove. O Senhor Wang resmunga e, como está mal-humorado, é antipático para a dona Eulália, a cliente que veio comprar umas sapatilhas reluzentes, daquelas de plataforma, como as que a neta usa. A dona Eulália está triste. Gosta de andar na moda, mas nunca encontra sapatos que lhe sirvam porque tem os pés gorduchos. A dona Eulália tem vergonha que se riam dela por causa dos pés e, quando chega zangada à paragem de autocarro, chapinha numa poça de água sem se importar com os salpicos. Há alguém que fica molhado."


Se reparares bem, vais ver que nem sempre chove água. Às vezes chovem atitudes antipáticas, más caras e palavras desagradáveis que nos deixam tristes. 
O que será que podemos fazer com tanto aguaceiro? 
Muitas vezes, deixamos que o mau humor entre dentro de nós e passamos a ser nós quem borrifamos o azedume para cima dos outros. Mas... e se decidirmos fazer sol?

Ilustração Maria Carluccio


Observa com atenção que os sorrisos, as palavras agradáveis, as gargalhadas, um abraço conseguem, tal como o sol, evaporar uma poça de água incómoda.

Talvez com um pequeno esforço, quando alguém nos atinge com o seu mau génio, consigamos continuar a sorrir. É o momento em que nos transformamos em sol e secamos a chuva.


Espalha o segredo, 

mas... presta atenção, porque és tu quem escolhe!

Choves ou fazes sol?



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."