Muitas pessoas têm esse receio, afinal ser picado por uma abelha não é agradável. No entanto, devemos ter muito cuidado na preservação destes insetos devido à grande importância que têm nas nossas vidas e na do planeta.
As abelhas são umas das criaturas mais admiráveis do mundo.
A função principal, ou mais explorada, das abelhas é a da polinização. O papel das abelhas neste processo é fundamental, já que, cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais. Isto significa que sem abelhas não haveria frutos silvestres, tomates, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas, entre muitooooooooooooos outros alimentos.
Ilustração Mohamadi Fatemeh |
O que representaria a uma escala global, o desaparecimento das abelhas?
Possivelmente, enormes dificuldades em produzir comida para toda a população do mundo.
Convidamos-te a conhecer as simpáticas abelhas que vivem nos livros da sala infantil da Biblioteca.
A abelha Zulmira que é uma espécie de carteiro, de mensageira, que vai de flor em flor com notícias fresquinhas: "A amoreira brava continua em flor", "O girassol manda estes grãozinhos de pólen", que as flores agradecem muito satisfeitas.
A abelha Zizi que no dia do aniversário da sua amiga, bruxinha Melusina - que completa a bonita idade de 600 anos - vai viver uma grande aventura no país das cores.
A história da Joaninha que não tem medo de insetos e adora-os a todos sem exceção, passa horas a brincar no jardim e a observar as pequenas criaturas que por lá vivem. Um dia, recebe o presente mais especial de sempre: uma lupa mágica. Mas como é que a Joaninha e uma lupa podem ajudar a salvar as abelhas?
Podes também requisitar o filme
A história de uma abelha
Sem comentários:
Enviar um comentário