Pretende-se com a celebração deste dia - 8 de março -, chamar a atenção e levar a uma tomada de consciência para o valor e a dignidade da mulher, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações, que por vezes são impostos à MULHER
Se, nos nossos dias, perante a lei da maioria dos países, não existe qualquer diferença entre um homem e uma mulher, a prática demonstra que ainda persistem muitos preconceitos em relação ao papel da mulher na sociedade.
Para saberes mais acerca deste assunto, sugerimos-te como leitura de fim de semana o livro
“Os direitos das mulheres”
de Victoria Parker
ilustrado por Andrew McIntyre
Editora Gradiva
"Este livro reflecte criticamente sobre um assunto que, quer gostes, quer não, afecta a tua vida – o facto de seres homem ou mulher.
Não há nada que um homem faça que uma mulher não possa fazer (melhor!). Mas as mulheres têm de trabalhar o dobro do que os homens trabalham para atingirem os mesmos objectivos.
PORQUÊ?
Não te parece injusto que as mulheres continuem, em muitos casos e em muitas sociedades, a ser discriminadas no emprego, que tenham de conciliar todo o trabalho doméstico, com a carreira profissional, que o acesso a cargos de poder lhes seja dificultado ou que ocupem uma percentagem ínfima dos cargos governamentais?
Por que razão distingue a nossa sociedade os indivíduos de acordo com o sexo e não de acordo com a competência?
Por que razão distingue a nossa sociedade os indivíduos de acordo com o sexo e não de acordo com a competência?
Todas estas questões têm sido levantadas no percurso da luta pelos direitos das mulheres, pelo que o mundo de hoje é muito menos um mundo de homens. É bem melhor ser mulher hoje em dia do que o foi durante muitos e muitos anos. Lê este livro e descobre porquê.”
Este fim de semana,
que se prevê cinzento, vamos pintá-lo de
cor-de-rosa.
que se prevê cinzento, vamos pintá-lo de
cor-de-rosa.
![]() |
Ilustração de Mariana Massarani FELIZ DIA DA MULHER |
Sem comentários:
Enviar um comentário