29 agosto 2012

JOGOS PARAOLÍMPICOS


Começam hoje em Londres (Inglaterra) os Jogos Paraolímpicos, com a participação de cerca de 5000 atletas.

Os Jogos Paraolímpicos, destinados a atletas com diversas deficiências físicas e motoras, tiveram início em 1960, com a realização do primeiro evento do género em Roma, começando a partir de então a realizar-se a par dos Jogos Olímpicos, coincidindo quase sempre com a cidade e país organizadores e com um intervalo de pelo menos duas semanas. Mas a ideia que preside à sua realização tinha já alguns anos.
Em 1948, Sir Ludwig Guttmann organizara já uma competição desportiva para veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesões na espinal medula, na localidade de Stoke Mandeville, (Inglaterra). Quatro anos depois, atletas com limitações físicas provenientes dos países baixos juntaram-se a este grupo inglês, dando assim início ao movimento internacional conhecido como Jogos Paraolímpicos. Os primeiros assim propriamente ditos, com carácter organizado a nível de federações e envolvendo modalidades diversas foram realizados em Roma (Itália).

A participação portuguesa nos Jogos Paraolímpicos tem sido muito feliz, com a conquista de várias medalhas.
  • A primeira participação registou-se em Heidelberg (Alemanha) em 1972, com 9 atletas, nos grupos de tetra/paraplégicos e amputados, não se tendo obtido qualquer medalha (a única vez até hoje).
  • Nova Iorque (EUA) 1984, depois de um interregno de 12 anos, foram 15 atletas que trouxeram 14 medalhas.  
  • Seul (Coreia do Sul) 1988, 13 atletas conquistaram 12 medalhas.
  • Barcelona (Espanha) 1992, 28 atletas conquistaram 9 medalhas.
  • Atlanta (EUA) 1996, estiveram 35 atletas portugueses, tendo sido conquistadas 14 medalhas.
  • Sidney (Austrália) 2000, com um record de presenças de 53 atletas, em todos os grupos e agora com mais modalidades foram conquistadas 15 medalhas.
  • Na XII edição dos Jogos Paraolímpicos, que decorreu em Atenas (Grécia) em setembro de 2004, participaram cerca de 4000 atletas de 146 países, onde Portugal conseguiu 12 medalhas (duas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze)
  • Nos jogos de Pequim (China) em 2008, conquistou 7 medalhas.
Modalidades Paraolímpicas


Provavelmente desconheces algumas destas modalidades como o Goalball, concebida de raiz para pessoas com deficiência visual.


O objectivo do Goalball, à semelhança de outras modalidades como o futebol, hóquei em patins ou o andebol é marcar mais golos que o adversário. As partidas duram 20 minutos, com dois tempos de 10. São duas equipas constituídas por três elementos titulares e três reservas cada. Cada jogador tem os olhos vendados e a bola, para ser ouvida, contém guizos no seu interior que emite sons – existem furos que permitem a passagem do som – para que os jogadores saibam a sua direção.


Vem até à Biblioteca, onde tens na sala infantil/juvenil livros que te falam destas modalidades desportivas.

Já vens a caminho com os teus amigos?
Ok, até já.


 


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."