03 agosto 2012

LEITURAS DO ARCO-ÍRIS

  Quantas vezes já viste um arco-íris no céu?      
De onde saem todas essas cores se a luz do sol parece branca?

 O arco-íris forma-se quando a luz solar, ao passar através das gotinhas de água suspensas no ar, se decompõe nas diferentes cores que a constituem. Quando um raio luminoso atravessa uma gotinha, primeiro refrate-se e depois reflete-se até ao observador.
O arco-íris não aparece a qualquer hora do dia, mas apenas de manhã ou de tarde quando o sol forma um ângulo de cerca de 54º em relação ao horizonte.

Na parte inferior do arco encontra-se a luz violeta e, caminhando para fora, encontramos as cores azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Em algumas ocasiões é possível ver um segundo arco mais frágil, na parte exterior do arco-íris principal, com as cores invertidas.
Se não quiseres esperar por um dia de chuva para ver o arco-íris, podes fazer um com a ajuda de uma mangueira.
Põe-te de costas para o sol e atira para o ar a água pulverizada. Podes observar à tua frente o arco-íris provocado pelas gotas de água.

Aproveita o fim de semana para passeares até ao arco-íris na companhia da nossa sugestão de leitura.

“Contos do arco-íris” de Marta Elias e ilustrações de Rita Antunes da editora Oficina do Livro

Este livro apresenta-te sete histórias com muitas cores: vermelho, cor de laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta, que alegram os contos que vais querer ler e reler.
Histórias que te levarão a lugares diversos, unidas pelo arco-íris que tanto gostamos de espreitar.



Também o nosso blogue vai uns dias correr quilómetros, devorar caminhos até encontrar o arco-íris, para trazer ainda mais cor e aventura a este espaço.



Ilustração de Paulo Galindro
 
Mas, não deixes de visitar a biblioteca municipal, espaço de aprendizagem onde podes ler, escrever, escutar, falar, criar, brincar.





Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."