Pois no dia 24 de agosto de 1960, essa temperatura foi atingida em Vostok, na Antártida, sendo a temperatura mais baixa até hoje verificada.
A Antártida é uma vasta região coberta de gelo, quase tão grande como os Estados Unidos da América. É o mais frio continente do mundo e também o menos conhecido.
A sua descoberta remonta ao século XIX, mas as primeiras explorações só se realizaram nos princípios do século XX.
A vegetação cresce apenas perto da costa, onde o gelo e a neve se derretem no verão. Existem várias aves marinhas na Antártida, algumas das quais voam para norte, para terras mais quentes, quando o inverno chega.
O continente antártico sempre foi desabitado, no entanto, atualmente vivem ali vários milhares de pessoas: são cientistas de diversas partes do mundo, que tentam descobrir os segredos desta terra. Para o fazer, extraem enormes colunas de gelo, que analisam com o objetivo de recolher dados relativos à evolução da Terra.
Vivem em bases muito bem equipadas. As provisões e o combustível, assim como os instrumentos necessários para a investigação, vêm de muito longe, em barcos quebra-gelo e helicópteros. Para se deslocarem no gelo, utilizam trenós motorizados ou puxados por cães.
Esperamos por ti na Biblioteca Municipal, onde descobirás mais acerca deste continente fascinante, através dos livros que encontras na sala infantil/juvenil.
E com o fim de semana à espreita e porque
ler é sonhar
aproveita a nossa sugestão de leitura e vem até cá requisitar o livro "Coraline e a porta secreta", do autor britânico Neil Gaiman, da Editorial Presença.
"Na nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas. Treze podem-se abrir livremente e uma está sempre fechada. Certo dia, Coraline decide investigar o que existe para lá desta porta misteriosa e descobre uma passagem secreta..."
Para onde dará essa passagem secreta?
Talvez para a Antártida!?
Não percas uma das mais fantásticas e criativas histórias de sempre, que está à tua espera, desejosa de te fazer companhia.
Sem comentários:
Enviar um comentário