24 setembro 2012

Dia Internacional da Imprensa

Mais um começo de semana, mais um dia em que se comemora alguma coisa. Talvez o teu aniversário. Se for o caso, Parabéns!

Mas hoje, dia 24 de setembro, queremos lembrar-te que se comemora o Dia Internacional da Imprensa
  

A imprensa é um conjunto de meios de comunicação, que chega até nós e traz o mundo até nossas casas – jornais, revistas, rádio, televisão.
Um mundo sem imprensa seria um mundo sem conhecimento, por isso é importante recordar estes dias, porque estas descobertas modificaram as nossas vidas.



O termo imprensa deriva da prensa móvel, processo gráfico aperfeiçoado por Johann Guttenberg, em 1440, que utilizava os tipos móveis: peças separadas, de madeira ou metal, por cada caracter, que eram reunidos numa tábua para formar palavras e frases do texto.



As primeiras reproduções da escrita foram obtidas sob um suporte, de cera ou de argila, encontrados nas mais antigas cidades da Suméria e da Mesopotâmia do século XVII a. C.

A primeira publicação regular de que se tem notícia foi a Acta Diurna, que o imperador Augusto mandava colocar no Fórum Romano no século I de nossa era. Esta publicação, gravada em tábuas de pedra, foi fundada em 59 a.C.

O primeiro jornal em papel, Notícias Diversas, foi publicado como um panfleto manuscrito a partir de 713 d. C., em Kaiyuan, em Pequim, na China
A primeira publicação impressa periódica regular (semanal), o Nieuwe Tijdinghen, aparece em 1602, na Antuérpia (Bélgica). Em 1615, surge o Frankfurter Journal, primeiro periódico jornalístico, também semanal e em alemão.
Em 1621, surgiu em Londres o primeiro jornal particular de língua inglesa, The Corante. No mesmo ano, Nathaniel Butler fundou também em Londres a primeira publicação semanária: o Weekly News, que, a partir de 1638, seria o primeiro jornal a publicar noticiário internacional. O jornal mais antigo do mundo ainda em circulação foi o sueco Post-och Inrikes Tidningar, que teve início em 1645.


O primeiro jornal em português foi fundado em 1641, em Portugal: era A Gazeta da Restauração, de Lisboa.



Sabes que existe O Museu Virtual da Imprensa 
um projeto da AMI - Associação Museu da Imprensa, Porto?

Espreita AQUI

Não te esqueças de passar também por aqui, 1º andar da Biblioteca Municipal, sala infantil/juvenil, onde podes consultar a biografia de Johann Guttenberg e aprender mais acerca da imprensa.

Ilustração de Rob Gonsalves


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."