Sabes que nomes são estes?
São alguns dos jogos tradicionais infantis.
Os jogos tradicionais são uma peça fundamental da identidade de um povo, porque relatam a história e cultura de cada país.
São muito antigos, praticados desde há séculos e são transmitidos de geração em geração, que os adaptam à sua maneira de ser e de viver.
Por exemplo em Portugal existem mais de 50 variantes do Jogo da Malha.
São importantes, na medida em que solicitam diferentes capacidades e estimulam a imaginação, além de serem muito divertidos, são jogados de forma espontânea, pois depressa se aprendem.
Jogar é muito especial. O jogo permite viver situações de faz de conta, dando asas à fantasia e isso ajuda-nos com a realidade do dia a dia, uma vez que aumenta a autoconfiança, a energia e aprender a lidar com os outros, contrariamente aos jogos eletrónicos que fomentam o imobilismo, o isolamento ou a interação à distância.
Queremos deixar-te, como sugestão de
leitura para o fim de semana,
um livro ativo e descontraído:
leitura para o fim de semana,
um livro ativo e descontraído:
A brincar… também se aprende!
Jogos tradicionais infantis
Jogos tradicionais infantis
Textos e pesquisa de
Sónia Moreira e
Soraia Freire,
Editado pela Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura - ADAE
Neste livro que contém um CD, poderás conhecer as regras de diferentes jogos e embarcar numa estimulante viagem pelo mundo do “faz de conta”, que poderás jogar em casa, na rua, no recreio da escola e mesmo aqui na biblioteca. Deixamos-te aqui um exemplo:
Mínimo de três jogadores
Os jogadores colocam um braço atrás das costas, com o punho fechado. Ao mesmo tempo, dizem “Pedra, papel ou tesoura” e mostram as mãos escondidas enquanto fazem uma das três figuras possíveis. A pedra é representada pelo punho, o papel corresponde a uma mão aberta e a tesoura é formada com os dois dedos, médio e indicador, esticados, enquanto os restantes ficam dobrados.
O papel vence a pedra, pois pode envolvê-la. A tesoura ganha ao papel pois pode cortá-lo. A pedra vence a tesoura pois pode parti-la ou amolgá-la.
Se alguns jogadores fizerem a mesma figura, empatam, prosseguindo o jogo até ao desempate.Trata-se de um jogo conhecido em diferentes locais do mundo, variando, por vezes, os objetos representados.
Vem à sala infantil/juvenil da Biblioteca, requisita o livro, junta os teus amigos e…
Bons jogos!
Sem comentários:
Enviar um comentário