07 setembro 2012

Sardinha, Lencinho da Botica, Mata, Adivinha quem falou, Senhor barqueiro

Sabes que nomes são estes?
São alguns dos jogos tradicionais infantis.


Os jogos tradicionais são uma peça fundamental da identidade de um povo, porque relatam a história e cultura de cada país.
São muito antigos, praticados desde há séculos e são transmitidos de geração em geração, que os adaptam à sua maneira de ser e de viver.
Por exemplo em Portugal existem mais de 50 variantes do Jogo da Malha.

São importantes, na medida em que solicitam diferentes capacidades e estimulam a imaginação, além de serem muito divertidos, são jogados de forma espontânea, pois depressa se aprendem.
Jogar é muito especial. O jogo permite viver situações de faz de conta, dando asas à fantasia e isso ajuda-nos com a realidade do dia a dia, uma vez que aumenta a autoconfiança, a energia e aprender a lidar com os outros, contrariamente aos jogos eletrónicos que fomentam o imobilismo, o isolamento ou a interação à distância.


Queremos deixar-te, como sugestão de
leitura para o fim de semana
um livro ativo e descontraído:


A brincar… também se aprende! 
Jogos tradicionais infantis

Textos e pesquisa de 
Sónia Moreira e 
Soraia Freire

Editado pela Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura - ADAE


Neste livro que contém um CD, poderás conhecer as regras de diferentes jogos e embarcar numa estimulante viagem pelo mundo do “faz de conta”, que poderás jogar em casa, na rua, no recreio da escola e mesmo aqui na biblioteca. Deixamos-te aqui um exemplo:



Pedra, papel ou tesoura
Mínimo de três jogadores

Os jogadores colocam um braço atrás das costas, com o punho fechado. Ao mesmo tempo, dizem “Pedra, papel ou tesoura” e mostram as mãos escondidas enquanto fazem uma das três figuras possíveis. A pedra é representada pelo punho, o papel corresponde a uma mão aberta e a tesoura é formada com os dois dedos, médio e indicador, esticados, enquanto os restantes ficam dobrados.
O papel vence a pedra, pois pode envolvê-la. A tesoura ganha ao papel pois pode cortá-lo. A pedra vence a tesoura pois pode parti-la ou amolgá-la.
Se alguns jogadores fizerem a mesma figura, empatam, prosseguindo o jogo até ao desempate.Trata-se de um jogo conhecido em diferentes locais do mundo, variando, por vezes, os objetos representados.


Vem à sala infantil/juvenil da Biblioteca, requisita o livro, junta os teus amigos e…
Bons jogos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."