05 setembro 2012

Já andaste de avião? Já pensaste como ocorreu às pessoas a ideia de voar?


SABES QUE.... 
Em 1849, Sir George Cailey, um inglês, considerado o verdadeiro pai da aviação, enviou para o ar uma criança de dez anos num planador de três asas?
E que os maiores avanços da aviação devem-se, infelizmente, às duas guerras mundiais?

Durante milhares de anos, o Homem sonhou com a possibilidade de voar, desde a mitologia grega que nos fala de Dédalo e do seu filho Ícaro, que fabricaram asas para fugir de Creta, até à lenda de Ka´us, rei da Pérsia, que atou quatro enormes pombas no seu trono e levantou voo.

Um dia os inventores tiveram uma ideia, a do balão.



Em Outubro de 1783 o francês Pilâtre de Rozier elevou-se a 24 metros do ar, à altura de um prédio de seis andares, num voo que durou quatro minutos e meio e no mês seguinte os seus compatriotas, os irmãos Montgolfier, repetiram a proeza, pairando sobre Paris durante vinte e cinco minutos.



O primeiro voo a motor com êxito, aconteceu em 1903, teve a duração de doze segundos e percorreu a distância de trinta e sete metros e deve-se ao engenho de dois norte americanos, os irmãos Wright, com a construção de um aeroplano a motor.  

Com o começo da Primeira Guerra Mundial em 1914, os aviões começaram a ser utilizados para tirarem fotografias e enviarem mensagens e quando acabou em 1918, já havia milhares de pessoas envolvidas no estudo da aviação. Em 1919, a primeira linha aérea transportou passageiros de Londres para Paris, levando duas ou três pessoas de cada vez. Em Maio de 1927, o americano Charles Lindbergh fez a primeira travessia do Atlântico, a solo, voando ininterruptamente de Nova Iorque a Paris, a bordo do seu monoplano, o Spirit of St. Louis.



Os portugueses também deram o seu contributo, em especial na navegação aérea astronómica. Pois é, os métodos e os instrumentos utilizados nas viagens de navegação marítima na época dos descobrimentos foram adaptados à navegação aérea. Foi o que fizeram Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Aumentaram a eficácia e a precisão de alguns desses instrumentos e, em 1922, conseguiram concretizar a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro. Ao lado está o hidroavião Santa Cruz, em exposição no Museu da Marinha (Lisboa), a bordo do qual foi terminada a viagem até ao Brasil. 





A inglesa Beryl Markham, tornou-se em 5 de setembro de 1936, a primeira mulher a cruzar o oceano Atlântico de leste para oeste em voo solo, e a primeira pessoa a fazê-lo da Inglaterra para a América do Norte sem escalas.




A Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) fez progredir muito a aviação. Em 1945 foi utilizado pela primeira vez o motor a jato, inventado pelo oficial da Real Força Aérea Inglesa, Frank Whittle.
Com o término da guerra teve início a etapa final da aviação comercial. Aviões mais rápidos, mais cómodos, de maior capacidade, mais seguros e mais dignos de confiança, tornaram mais regulares e possíveis as viagens e os transportes aéreos.

Ficaste curioso acerca deste assunto?
Então, vem até à sala infantil/juvenil da 
Biblioteca Municipal.
Aqui encontras muita informação sobre a história da aviação.
Ilustração de Paulo Galindro

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."