21 setembro 2012

Dia Internacional da Paz


Celebrado anualmente a 21 de Setembro o Dia internacional da Paz é uma iniciativa a nível mundial, estabelecida pelas Nações Unidas em 1981. A primeira celebração da data ocorreu em Setembro de 1982.
A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.
Para vivermos com dignidade precisamos de estar em paz, em harmonia e união, principalmente nesta altura em que, como sabes, o nosso país atravessa grandes dificuldades económicas e sociais.

Sabes qual a origem da pomba branca 
como símbolo da paz?
Começa com a história da Arca de Noé. Quando este esperava pelo fim do dilúvio, soltou uma pomba que passado algum tempo voltou à Arca com um ramo de oliveira no bico, o que significava que havia novamente Terra para os homens e animais.



Convidamos-te a comemorar este dia com a leitura do livro

Cinco minutos de paz 

de Jill Murphy,

editado pela Âmbar



“A Senhora Dona Grande tirou um tabuleiro do armário. Em cima dele pôs um bule de chá, uma caneca de leite, a sua chávena e pires favoritos, um prato de torradas com compota e um resto de bolo do dia anterior. Enfiou o jornal no bolso e dirigiu-se para a porta.
«Onde vais com esse tabuleiro, mãe?» perguntou a Laura.
«Para a casa de banho», respondeu a Senhora Dona Grande.
«Porquê?», perguntaram as outras duas crianças.
«Porque preciso de cinco minutos de paz sem vocês», disse a Senhora Dona Grande. «É por isso»."



Jill Murphy nasceu em Londres (Inglaterra) em 5 de julho de 1949 autora e ilustradora de livros infantis. Dois anos depois de ter frequentado uma escola artística, onde estudou ilustração, completou o primeiro volume da coleção acerca de uma jovem bruxa que encontra algumas dificuldades na adaptação à sua nova escola. Depois de ver o seu trabalho rejeitado por três grandes editoras londrinas, a autora acabou por meter o manuscrito numa gaveta e concentrar-se noutro tipo de trabalhos. Os livros sobre a jovem bruxinha Matilde acabariam por ser publicados por uma pequena editora quando a autora tinha 24 anos e conheceriam um sucesso imediato. O trabalho de Jill Murphy foi premiado várias vezes e, para além das histórias acerca desta bruxinha desastrada, Jill é também autora de outros livros para crianças, nomeadamente a série A Família Grande, um conjunto de álbuns ilustrados acerca das desventuras de uma família de elefantes.

A sala infantil/juvenil da Biblioteca é um sítio onde encontras paz, mas também muita diversão e boa leitura. Nós já cá estamos, só faltas tu.
Bom fim de semana


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."