12 setembro 2012

Quer esteja calor ou frio, uma sobremesa gelada sabe sempre bem!

 Sabes como surgiu o delicioso sorvete?

Foi há cerca de 4 000 anos na China, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente esta delícia ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite (então uma mercadoria cara) e tinha como conservar a neve até ao verão, uma vez que tinham câmaras frigoríficas subterrâneas.


O Imperador Nero, há cerca de mil e novecentos anos atrás, mandava os escravos às montanhas buscar neve, que era utilizada para o congelamento do mel e polpa de frutas.
Na sua viagem à China, em 1292, Marco Polo teria encontrado uma grande variedade de cremes congelados de frutas. As receitas vieram consigo, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um cozinheiro da rainha Catarina de Médicis, de nome Buontalenti, introduziu a requintada sobremesa na corte francesa.
Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes - a primeira sorveteria da história.
O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa.

A neta de Catarina de Médicis casou-se em 1630 com Carlos I da Inglaterra e, seguindo a tradição da avó, também introduziu o sorvete entre os ingleses.
Os colonizadores ingleses levaram então o sorvete para os Estados Unidos. Os norte-americanos apreciaram muito o novo alimento e são hoje o principal produtor e maior consumidor de sorvetes no mundo.


Dois momentos marcaram o desenvolvimento do sorvete nos Estados Unidos e, consequentemente, no mundo: o primeiro em 1851, quando um leiteiro chamado Jacob Fussel abre em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes, produzindo em maior escala; o segundo, com a invenção, entre 1870 e 1900, da refrigeração mecânica, permitindo a produção de gelo independente do processo natural.

É a partir do século XIX, que temos a terceira e derradeira fase da história do sorvete: a popularização do consumo na Europa a partir dos cafés e sorveterias apoiada no processo de refrigeração mecânica, iniciada na segunda metade do século passado nos Estados Unidos, acompanhando o desenvolvimento do capitalismo. É nesse momento que o sorvete ganha mais espaço na sociedade, passando de um alimento proibido, devido ao seu preço, a uma sobremesa comum, presente no nosso quotidiano.





 O sorvete além de ser delicioso

é um alimento completo,

 contendo proteínas, açúcares,

 gordura vegetal e/ou animal,

 vitaminas, cálcio, fósforo e

outros minerais essenciais.
 






Na Biblioteca Municipal não temos sorvetes, mas temos livros como este na sala infantil/juvenil, que te ensinam a fazê-los.
Vem até cá, vê como é fácil a sua preparação. Atreve-te!


Depois, se nos quiseres mostrar o resultado …         agradecemos!

 

1 comentário:

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."