22 fevereiro 2013

Fim de semana de boas leituras

Um gatuno o que é? É um ladrão? 
Não, na nossa história é um gato.

Um extraterrestre trombudo o que será?
É isso que queremos que descubras 
com o livro que te deixamos como sugestão de 
leitura para este fim de semana.



“O Gatuno e o extraterrestre trombudo”
de Maria João Lopes
ilustrado por Paulo Galindro
editado por Dinalivro


Ganhou o Prémio Branquinho da Fonseca atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Jornal Expresso, em 2011, na Modalidade Infantil.

É uma história muito divertida 
que te vai deixar bem disposto.

A sua autora quando escreve histórias infantis não evita usar palavras que há quem diga que as crianças não percebem, porque os mais novos entendem tudo, nós é que as infantilizamos demasiado”.


 “O Gatuno já não sabe o que há de fazer. A sua pacata vida de gato ficou de repente ameaçada pela chegada de um ser muito estranho, todo verde, com rodinhas e uma tromba enorme através da qual respira, cheira e come! Mas a ele não o enganam, não. Aquilo é de certeza um extraterrestre, um alien igualzinho aos que aparecem na televisão. Esta criatura do outro mundo quer certamente apoderar-se do seu território, especialmente a marquise lá de casa, e ganhar o afeto dos donos, tudo para que ele, pobre gato, passe para segundo plano. Mas o Gatuno não vai em cantigas e fará o que puder para enfrentar o inimigo e para que tudo volte a ser como dantes.
Havia ali um claro problema a resolver e bem mais difícil do que aqueles que o dono mais novo do Gatuno, o André, levava como trabalho de casa e que implicavam sempre comprar 20 maças, trocar 5 delas por 10 peras e adivinhar com quantas ficaria se não comesse nenhuma pelo caminho, no regresso a casa. A Professora tinha cada uma, como se a mãe do André o deixasse ir sozinho ao supermercado… Enfim…”

Para saberes que ser estranho é este que veio perturbar a vida pacata do Gatuno, é muito simples, apenas tens que vir à sala infantil/juvenil da Biblioteca e requisitar o livro.
Vais ficar surpreendido … afinal, também tens um em casa!
Ilustração de Ke-Ai



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."