04 fevereiro 2013

Os brinquedos ocupam espaço nas nossas casas, mas também nas nossas vidas


A história do brinquedo é uma história que acompanha o homem.

Houve sempre necessidade de inventar e construir objetos para as crianças se distraírem e divertirem, mas os brinquedos funcionam também como forma da criança conhecer o mundo à sua volta e de estimular a sua imaginação e criatividade e, como tal, sempre estiveram presentes em todas as sociedades.


Nem sempre foram tão sofisticados como os conhecemos hoje em dia, nem tão variados, devido à limitação de materiais e recursos utilizados. Atualmente existe uma grande variedade de brinquedos, mas nem sempre foi assim, até porque a grande maioria das famílias não tinha possibilidades financeiras para comprar brinquedos. Os brinquedos dos nossos pais e avós limitavam-se a bonecas e bolas feitas de restos de tecido e meias velhas ou a um objeto de madeira feito por alguém conhecido.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, onde eram feitas bolas de fibra de bambu. A bola era um brinquedo utilizado noutras civilizações, como os romanos e os gregos. 

Há cerca de 3000 anos foram inventados os piões, na Babilónia (antiga Mesopotâmia), decorados e feitos de argila.

Os famosos soldadinhos de chumbo surgiram no século XIII, mas apenas como forma de simular situações de batalha. Mais tarde foram popularizados, mas mesmo assim, apenas eram acessíveis a famílias nobres.





As primeiras caixas de música só surgem no século XVIII, criadas por relojoeiros suíços, que utilizaram um mecanismo semelhante ao dos relógios para criar um mecanismo que fazia com que um pente de metal produzisse som ao passar por um cilindro rotativo.
As bonecas eram relativamente comuns, no entanto eram feitas de pano. As bonecas de porcelana apenas eram acessíveis a famílias ricas.

A produção em série acabou por ser utilizada na manufatura dos brinquedos, fazendo por isso com que a sua produção aumentasse significativamente possibilitando a qualquer pessoa possuir um brinquedo. 
Com a descoberta de um novo material, o plástico, tornou-se possível criar uma grande quantidade e diversidade de brinquedos.


Existem vários Museus do Brinquedo no nosso país que podes visitar, 
nomeadamente em Sintra, Arronches, Seia,
Caramulo e Ponte de Lima.


A sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal 
também é um sítio de brincadeira e descoberta.
Aparece.
Ilustração de Lisa Berkshire

Boa semana

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."