11 fevereiro 2013

Diversão, alegria, fantasia, folia ...


Chegou a altura do ano em que podes pregar partidas. 
É Carnaval ninguém leva a mal.

Sabes que ...
O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa?

E sabes qual a sua origem?
Pois, nem tu nem ninguém sabe ao certo qual a origem do Carnaval.

No século XI terão surgido diversas festividades populares, incentivadas pelo longo período de privações decorrentes da Quaresma (40 dias de jejum), que antecediam a Semana Santa implementada pela Igreja Católica nessa altura.

No entanto alguns historiadores associam o começo das festas carnavalescas aos cultos feitos pelos antigos para louvar boas colheitas agrárias, dez mil anos antes de Cristo. Outros dizem que o seu início teria acontecido mais tarde, no Egito, em homenagem à deusa Ísis e ao Touro Apis, com danças, festas e pessoas mascaradas. Há ainda quem atribua o início do Carnaval aos gregos em meados dos anos 600 a 520 a. C., que festejavam a celebração da volta da primavera e aos cultos ao Deus Dionísio.

Ilustração de Mariana Massarani
A palavra carnaval também apresenta diversas versões. Há quem defenda que o termo carnaval deriva das expressões latinas carne vale (adeus carne) ou carne levamen (supressão da carne). Outra interpretação  da palavra é a de que esta derive também do latim currus navalis, expressão anterior ao Cristianismo e que significa carro naval, baseando-se nas diversões próprias do começo da primavera, com cortejos marítimos ou carros alegóricos em forma de barco, tanto na Grécia como em Roma.

O Carnaval tal como o conhecemos hoje em dia, com desfiles e fantasias, terá surgido com a sociedade vitoriana (Inglaterra) do século XIX. No entanto foi a cidade de Paris o principal modelo exportador da festa para o mundo. Atualmente são os carnavais do Brasil e de Veneza os mais famosos.


 “Quem és tu ó mascarado
Que andas tão bem disfarçado?
Eu cá não sei quem és.
Vamo-nos fartar de rir …
E só nos podem descobrir,
Pela cabeça, ou pelos pés.”

do livro "365 Histórias de encantar"
uma recolha de Maria Isabel Mendonça Soares


Mesmo mascarado podes vir até à Biblioteca Municipal, 
na sala infantil/juvenil há muita diversão.
Ilustração de Marina Puzyrenko

Bom Carnaval

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."