08 fevereiro 2013

Mestre Joaquim Correia

"Na minha terra, a arte era só a do vidro, e devo dizer-lhe que esta também representou um papel importante na minha aprendizagem, sobretudo no que respeita à formação do operário que todo o artista  deve também ser".
Joaquim Correia

Sabes quem era Joaquim Correia e qual a terra a que ele se refere?

Mestre Joaquim Correia refere-se à Marinha Grande, a sua terra natal, a tua terra, a nossa terra.

Nasceu a 26 de julho de 1920 e faleceu no passado dia 6 de fevereiro.
Neto e filho de uma família de mestres vidreiros, ilustre escultor marinhense, autor de numerosas estátuas, baixos-relevos e medalhas que figuram em lugares públicos e privados em Portugal e no estrangeiro.
Depois de ter realizado os estudos primários na Marinha Grande, continuou os estudos secundários em Leiria. Em 1938 vai para Lisboa a fim de frequentar o curso de Escultura na Escola Superior de Belas Artes, onde lhe foi negada a matrícula apesar das excelentes classificações obtidas nas provas artísticas.
Em 1940 foi admitido e frequentou o 1º ano do curso superior de Escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo concluído os restantes anos do curso na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Completou a sua formação de escultor nas oficinas dos Mestres Francisco Franco, Salvador Barata Feyo e António Duarte.
Foi sócio efetivo da Sociedade Nacional de Belas Artes da Associação dos Arqueólogos Portugueses e da Sociedade de Geografia de Lisboa. Presidiu à comissão instaladora do Museu do Vidro. Foi comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada e "Des Arts et Lettres" de França. 
Está representado nos Museus Nacionais de Arte Contemporânea de Lisboa, de Soares dos Reis no Porto, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e em várias coleções nacionais e estrangeiras.


O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, foi inaugurado em 5 de dezembro de 1997 está instalado no Palácio Taibner de Morais, também conhecido como Palácio dos Barosas, propriedade do Município da Marinha Grande, tendo sofrido obras de recuperação e adaptação para receber o valioso espólio artístico do escultor, doado pelo autor e família à Câmara Municipal da Marinha Grande, onde constam bustos, estátuas em bronze e gesso, medalhas, desenhos e pinturas.

É possível que já conheças o Museu, uma vez que lá se efetuam diversas atividades educativas destinadas às crianças e jovens dos vários graus de ensino, com o objetivo de divulgar o espaço e a obra do escultor junto do público infanto-juvenil. 

No entanto, sugerimos que aproveites o fim de semana e a pausa letiva para visitares ou revisitares o Museu Joaquim Correia e ficares a conhecer (ou relembrar) a obra deste artista que muito honra a nossa terra e o nosso país.  
Diz aos teus pais que a Câmara Municipal decidiu conceder entradas gratuitas durante um mês no Museu, como forma de homenagear a obra de Mestre Joaquim Correia.

A melhor homenagem que podes prestar a Mestre Joaquim Correia é visitares o Museu e admirar a sua obra.


Bom fim de semana


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."