12 dezembro 2012

Autor de livros de poesia e de obras para crianças e jovens



João Pedro Mésseder nasceu no Porto em 1957, nome literário de José António Gomes.
Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, é doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa.
Fundou e dirige a revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e Juventude.



Estreia-se na literatura para a infância e juventude em 1999 com o livro Versos com reversos que foi nomeado pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil para a Lista de Honra do IBBY - International Board on Books for Young People, de 2000.
Em 2006 o livro Palavra que voa teve a mesma nomeação.

Os seus livros infanto/juvenis estão repartidos pela escrita em verso, pelo álbum e pela narrativa, alguns dos títulos estão traduzidos para galego e espanhol. Está representado em antologias em Portugal, no Brasil e na Alemanha e tem colaboração dispersa em diversas publicações.


Textos seus têm sido utilizados em espetáculos de teatro pelos grupos Andante, Sopa de Letras, Renascer, Teatromosca, Gisela Cañamero/Arte Pública e TIN.BRA-Teatro Infantil de Braga. Criou o texto principal para o espetáculo Lenheiras de Cuca-Macuca em 2008, do Teatro e Marionetas de Mandrágora.
Vários dos seus poemas e outros textos foram musicados, entre os quais Romance do 25 de Abril que foi integralmente musicado por Pedro Moura e apresentado, sob a forma de opereta infantil, num espetáculo realizado na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto em 2007.
 

O seu livro Fissura foi distinguido com o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho-Poesia, em 1999, instituído pela Câmara Municipal de Loures.

Trocar as voltas ao tempo, em co-autoria com o ilustrador Gémeo Luís obteve uma Menção do Júri do Prémio Compostela  para álbuns infantis, promovido pela editora Kalandraka e pela Junta da Galiza (Espanha), em 2008.

Timor Lorosae: A ilha do sol nascente, foi incluído na seleção White Ravens 2003, da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique (Alemanha).


Romance do 25 de Abril integrou a lista dos 18 melhores livros portugueses para crianças editados em 2007, elaborada pela equipa do portal Casa da Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Várias das suas obras são recomendadas pela Casa da Leitura e integram as listas do Plano Nacional de Leitura.


"Das estrelas não sei nada.
Sei apenas que lá estão.
Andam de amor por alguém?
Sentem febres, solidão?

Viajariam, se pudessem
como fazem os cometas?
Sentem-se mães dos planetas
sem nunca os poderem tocar?

Conseguem ver-me de longe,
perguntam às outras quem sou?
Ou no céu apenas ´stão
esperando quem as guarde
no fundo do coração?"

Poema Das estrelas, do livro Versos com reversos,
João Pedro Mésseder

Ilustração de Alejandro Firszt

Vem conhecer as obras do autor que a Biblioteca Municipal tem para te oferecer na sala infantil/juvenil.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."