05 dezembro 2012

Walt Disney

Criador dos famosos desenhados animados Disney, como o Rato Mickey, tio Patinhas, Branca de Neve e tantos outros que pertencem a um mundo de fantasia e ternura e que fazem parte do imaginário de todas as crianças.


Walter Elias Disney nasceu em Chicado (EUA) a 5 de dezembro de 1901 e faleceu em 15 de dezembro de 1966. Tornou-se conhecido nas décadas de 1920 e 1930, pelos seus personagens de desenho animado Mickey e Pato Donald. Foi também o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos, Disneylândia, além de ser o fundador da corporação de entretenimento, conhecida como Walt Disney Company.



Com o irmão Roy e um amigo criou a pequena produtora "Laugh-O-Gram", que animava contos de fadas. Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local antes dos filmes. Em 1923, mudaram-se para Hollywood, em Los Angeles. Aí uma distribuidora de filmes paga 1500 dólares por cada filme da sua produtora.

Depois de angariar dinheiro, adquirir material, contratar pessoal, Walt começa a fazer planos: surge então, Alice, uma jovem que convivia com personagens de cenário animado, depois de Alice, veio Oswald, o coelho sortudo e mais tarde começa a criar uma personagem desenhada a partir de uma série de círculos e que se tornaria o maior sucesso dos estúdios Disney: Mickey Mouse.


Em 1928, Disney apresenta duas curtas-metragens. A primeira foi Plane Crazy, no qual Mickey contracena com a sua namorada Minnie, mas sendo um filme mudo não teve grande sucesso. Meses mais tarde Steamboat Willie já com som e música, torna o rato Mickey famoso no mundo inteiro.


Surgiram, em seguida, mais personagens para contracenar com Mickey: Pato Donald, Pateta e Pluto.
De 1929 a 1939, Disney produziu uma série chamada Silly Symphonies (Sinfonias Tolas), a primeira a cores. Mickey brilhava nesses filmes ao lado das novas personagens.
Antes do começo da 2ª Guerra Mundial, Disney estreia as longas-metragens Branca de Neve e os sete anões, Pinóquio, Fantasia e Bambi.

Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, Disney foi convidado pelas Forças Armadas para produzir desenhos animados de treino para os soldados. Em seguida, começou a fazer filmes de propaganda militar, nos quais utilizava principalmente os seus personagens mais conhecidos.
Depois da guerra terminar faz o filme Cinderela. O filme foi um grande sucesso e gerou muita riqueza para que a empresa continuasse.



Mas Walt Disney não trabalhou apenas com desenhos animados. O seu primeiro filme com atores foi A ilha do tesouro (1950). Em 1954, fez 20 000 Léguas submarinas, baseado na obra do escritor francês Júlio Verne.
Dez anos depois, produziu o filme Mary Poppins, uma mistura de desenho animado com personagens humanas.


O mundo encantado Disney está perto de ti,
 na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal.


Ilustração de Isidre Monés



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."