10 dezembro 2012

Natal… tradição, alegria, esperança, paz, partilha

Enfeitar a Árvore de Natal, é isso mesmo, um momento de partilha e convívio.

Se há um símbolo por excelência da festa do Natal, é com certeza a Árvore de Natal.

Colocada em lugares públicos e nas nossas casas, carregada de luzes, de estrelas e de bolas coloridas, mas também de guloseimas. É ao redor dela que se colocam os presentes, é em torno dela que as crianças se divertem, é diante dela que se põe a mesa para a ceia de Natal.
A árvore de Natal simboliza tudo o que não morre, as suas folhas nunca caem.



Mas de onde surgiu esta tradição?


Ilustração de Juri Romanov


Há uma lenda que diz que junto ao presépio havia três árvores, uma oliveira que ofereceu ao menino Jesus azeitonas, uma tamareira que ofereceu as suas tâmaras e um pinheiro que não tinha nada para oferecer, então lá do alto as estrelas desceram do céu e pousaram sobre os seus galhos, oferecendo-se elas mesmo como presente ao menino.





Os povos antigos tinham por hábito enfeitar árvores em datas comemorativas como as Saturninas, festas pagãs em honra de Saturno, deus da agricultura e das colheitas. Para eles o pinheiro representava a vida e a esperança, talvez por ser uma árvore resistente que mantinha o verde e a beleza mesmo no Inverno.
Na época moderna a primeira menção à árvore de Natal é datada de 1521 na Alsácia, que autoriza os guardas florestais a deixarem cortar pequenos abetos para a festa de Natal.


Em Portugal, como noutros países católicos, a tradição da árvore de Natal é recente, uma vez que tem origem pagã este costume predominava nos países nórdicos e no mundo anglo-saxónico.

No entanto, hoje em dia, os portugueses já se renderam à árvore de Natal e todos os anos ela tem lugar nos lares portugueses.

Também a nossa sala infantil/juvenil está mais bonita e colorida com a árvore de natal.
Passa por cá para a veres.

Ilustração de Mary Hall

 Boa semana
Boas Festas

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."