19 dezembro 2012

A Christmas Carol

Livro de Charles Dickens, com várias traduções em Portugal, sendo uma delas Um cântico de Natal, foi escrito em menos de um mês originalmente para pagar dívidas, mas tornou-se um dos maiores clássicos natalícios de todos os tempos. Charles Dickens referia-se a ele como o seu “livrinho de Natal”, e foi publicado em 19 de dezembro de 1843, com ilustrações de John Leech. A história transformou-se rapidamente num sucesso, vendendo mais de seis mil cópias numa semana.

Ebenezer Scrooge é um homem avarento e amargo que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, um funcionário pobre, mas um homem feliz, que é pai de quatro filhos por quem nutre muito carinho, em especial pelo frágil Tiny Tim, o mais novo, que tem problemas de saúde.
Numa véspera de Natal, Scrooge recebe a visita do seu ex-sócio Jacob Marley, que tinha morrido naquele mesmo dia, há sete anos. Marley diz-lhe que o seu espírito não consegue ter paz, porque não foi bom nem generoso ao longo da sua vida, mas que Scrooge tem uma hipótese de ser uma pessoa melhor. Para isso, Scrooge irá receber a visita de três espíritos que pretendem fazer dele uma pessoa generosa.

Sabias que?
A personagem avarenta do tio Patinhas da Disney foi inspirada nesta obra e que é possível encontrar também uma referência deste livro no filme Shrek. Na parte final, quando os personagens cantam juntos, o boneco de gengibre diz, apoiado numa muleta: “Deus nos abençoe a todos”, esta frase é dita no livro por Tiny Tim que também tem uma deficiência.

Charles John Huffam Dickens, escritor inglês, nasceu em Portsmouth em 7 de fevereiro de 1812 e faleceu em 9 de junho de 1870.
Dickens começou a trabalhar antes dos 10 anos para ajudar a família e a sua obra reflete o conhecimento direto dos problemas sociais e humanos, tornando-o num dos mais populares dos grandes autores ingleses e um dos mais geniais escritores de todos os tempos. A fama dos seus romances e contos perdura até hoje.
Entre os seus maiores clássicos estão David Copperfield e Oliver Twist.

 Em Inglaterra existem 2 museus dedicados ao escritor.
O Charles Dickens Museum, na casa onde viveu em Londres e que recria o ambiente daquela época, com quartos decorados, manuscritos, retratos e cartas. Trata-se da maior coleção de objetos do escritor.
E o Charles Dickens Birthplace Museum, sediado na casa onde o autor nasceu, no distrito de Landport, em Portsmouth, Inglaterra.

Não é preciso ires a Inglaterra para conhecer o autor e a sua obra, basta dares um saltinho à sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal.

Ilustração de Citified




Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."