13 novembro 2012

CRISTINA VALADAS

 Ilustradora de livros para os mais jovens, cujas imagens encontras em vários livros na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal

Artista plástica e ilustradora, Cristina Valadas licenciou-se em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e pós-graduou-se em Design Têxtil. Desde 1988, realizou, como pintora, dezenas de exposições individuais e coletivas, tendo recebido o prestigiado Prémio Maluda, entre outros.


Na ilustração de livros para crianças recorre habitualmente à técnica mista, combinando a pintura, o desenho e a colagem, num registo terno e delicado que acolhe prontamente temáticas associadas à fantasia e à natureza – de que são exemplos a série:

 “Contos da Mata dos Medos” de Álvaro Magalhães,
ou as ilustrações do livro “Herbário”, de Jorge Sousa Braga,
com as quais ganhou o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, em 2000.

Venceu também o Prémio Nacional de Ilustração 2007, com o livro “O rapaz que sabia acordar a Primavera”, de Luísa Dacosta.

Em 2009, foi a única artista de origem portuguesa a integrar a exposição internacional de ilustradores na Feira do Livro Infantil de Bolonha.




"A ilustração é também uma linguagem. Por meio da interpretação do ilustrador, a criança tem a oportunidade de conhecer outras visões da história."
                                       Guto Lins



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."