12 novembro 2012

Recordes Guinness

Sabes o que é?
O Guinness World Records (antigo Guinness Book of Records, lançado em português como Livro Guinness dos Recordes) é uma edição publicada anualmente, que contém uma coleção de recordes reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de feitos humanos como de extremos da natureza. Em 2003, o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidas, desde a sua primeira edição em 1955, sendo o décimo livro mais vendido da história.

Em 10 de novembro de 1951 Sir Hugh Beaver, diretor administrativo da cervejaria Guinness, participou numa caçada e acabou por se envolver numa discussão: qual seria a ave de caça mais veloz da Europa – a tarambola ou o tetraz. Foi assim que se apercebeu que um livro que fornecesse respostas para este tipo de perguntas talvez fizesse sucesso.

A ideia de Sir Hugh tornou-se realidade quando Norris McWhirter e Ross McWhirter, que administravam uma agência de averiguação de factos em Londres, foram contratados para fazer uma coletânea que viria a tornar-se o Guinness Book of Records. A primeira edição foi publicada em 27 de agosto de 1955 e, no Natal daquele ano, já havia chegado ao topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido.



Alguns recordes made in Portugal

Os maiores chifres de um bode, com 1,09 metros de ponta-a-ponta, são “portugueses”, de acordo com medição realizada a 09 de abril de 2002. O bicho pertence a Amílcar Reis Mendes, que vive em Casal Branco, Ourém.



A maior aula de judo do mundo contou com cerca de 4.000 participantes e foi promovida pelo judoca Nuno Delgado. A iniciativa teve o apoio da Fundação Nelson Mandela e a chancela da União Europeia de Judo e ocorreu em pleno Terreiro do Paço, em Lisboa, no Dia Mundial da Criança.

O maior castelo insuflável do Mundo, está localizado em Braga e é um castelo insuflável com cerca de 30 metros de altura, o equivalente a dez andares.


A livraria mais antiga do Mundo é a Livraria Bertrand e está estabelecida na Rua Garrett – Chiado, em Lisboa, desde 1732.


O maior sobreiro do Mundo,  encontra-se no Alentejo e pesará cerca de 102 toneladas, de onde é extraída aproximadamente uma tonelada de cortiça por colheita.


O maior encontro de narizes de palhaço, aconteceu a 5 de junho de 2010 e reuniu 15,956 narizes vermelhos num Mega PicNic realizado no Parque Eduardo VII, em Lisboa.


O valor mais alto pago na transferência de um jogador de futebol, está anexada ao currículo de Cristiano Ronaldo. Foram €92.27 milhões de euros que o Manchester United recebeu do Real Madrid a 1 de julho de 2009.



E tu já estabeleceste algum recorde?
Que tal o maior número de visitas à sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal!

Ilustração de Aileen Posada



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."