05 novembro 2012

República de Shoreditch



Sabias que ...
Este ano nasceu o «país» mais jovem do mundo, a 
República Infantil de Shoreditch (Londres,
 Inglaterra)?


O escritor inglês Nick Hornby ajudou a lançar a República Infantil de Shoreditch, o mais jovem «Estado» do mundo, o qual inclui uma constituição, um manifesto e uma rádio nacional. 

O projeto, que celebra a imaginação das crianças, permitirá a um grupo entre os 8 e os 13 anos tomar conta de um Estado independente a partir da sua própria embaixada, em Hoxton Street, Londres.
Os ministros da Educação, Artes e Parques Temáticos já foram escolhidos e o Serviço Civil da República criou as suas próprias leis e costumes.
Trata-se do mais ambicioso projeto do Ministério das Histórias Britânico, uma organização não governamental (ONG) dedicada à escrita e situada em Londres - na mesma rua da embaixada da República da Shoreditch - fundada em 2010, para dar cursos de escrita criativa, workshops e outras atividades nesta área.


A ideia surgiu com base no trabalho do Ministério com crianças no último ano, período em que foram encorajadas a escrever, falar e pensar sobre como seria a vida se fossem elas a mandar e o que gostariam de mudar. O escritor Dave Eggers, que fundou o movimento 826 nos Estados Unidos – que inspirou a fundação do Ministério das Histórias - disse que a República era a sua ideia favorita até agora.
«Imaginem o que um projeto destes pode significar para miúdos de 8 anos» disse, acrescentando: «As crianças precisam que os adultos lhes deem um exemplo, que lhes criem espaços onde as suas ideias sejam respeitadas e amplificadas, e o Ministério das Histórias tem feito isso constantemente».
As crianças já começaram a corresponder-se com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para dar início a boas relações diplomáticas entre as duas nações.
E se as soluções para os conflitos e problemas que afligem a população mundial, surgissem a partir do imaginário infantil? Já pensaste nisso?


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."