27 novembro 2012

Apostamos que és um génio a andar de bicicleta

Consegues imaginar-te nesta maquineta, a empurrá-la com os pés porque ela não possui movimento de direção, nem pedais e tem a roda dianteira fixa?

Pois era assim o Celerífero, considerado o antepassado mais antigo da bicicleta moderna.
Inventado em 1790 pelo conde francês Sivrac, consistia num corpo de madeira muito simples apoiado sobre duas rodas, também de madeira.

Mais tarde em 1816 aparece a Draisiana, uma adaptação mais evoluída do Celerífero, já com direção, criada pelo barão alemão Karl Friederich Von Drais, com a qual faz em 1918, o trajeto entre Beaum e Dijon na França, com velocidade média de 15 quilómetros por hora, que foi considerado o primeiro recorde ciclístico.



Von Drais lança em 1819, a draisiana para mulheres, curvada para que não tivessem problemas com as longas e fartas saias.
Em 1820 foi criada a draisiana infantil, que é considerada a primeira bicicleta infantil do mundo.

Ilustração de Emily McPhie

 Em 1839, o escocês Kirkpatrick Mac Millan criou pedais que, ligados por barras de ferro ao eixo da roda traseira, movimentavam o velocípede.

Mais tarde o francês Ernest Michaux inventou o primeiro pedal com a ajuda do seu filho, Pierre Michaux, de apenas 14 anos de idade. Esse pedal foi aplicado primeiro num velocípede de duas rodas traseiras e uma dianteira, cujo inconveniente era o seu excessivo peso de 45 quilos.

Em 1887 na Irlanda, James Boyd Dunlop, inventa o pneu que vem trazer aos novos veículos um maior conforto e resistência e quatro anos mais tarde os irmãos franceses Edouard e André Michelin lançam o pneu desmontável.
Depois deste acontecimento sucessivas modificações técnicas foram introduzidas na bicicleta, tais como as mudanças e a roda livre, desta forma e até os nossos dias, a bicicleta tem vindo a ser aperfeiçoada.


"A minha bicicleta
só tem dois pedais
mas se monto nela
não tem dois, tem mais!

A minha bicicleta
também tem selim
mas eu nem me sento
gosto mais assim:

Pedalo em pé
dá mais rapidez
a minha bicicleta
é o que tu vês."

Fernando Miguel Bernardes,
excerto do poema "A minha bicicleta"

 
Ficaste com vontade de dar um passeio de bicicleta?
Então vem até à Biblioteca Municipal, na sala infantil/juvenil encontras muitos livros que te falam desta invenção fantástica e de outras que tornaram a nossa vida mais cómoda e agradável.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."