Nos Estados Unidos designa-se por comics: na França por bande dessinée; Itália por fumetti; Espanha por tebeos; Argentina por historietas; Japão por mangas; na China por manhuas; etc.
A banda desenhada é uma forma de arte (chamada de Nona Arte), um meio de comunicação que combina imagens e texto.
Desde o homem pré-histórico, que representava por meio de desenhos as suas crenças e o mundo que o rodeava, passando pela escrita hieroglífica egípcia e as tapeçarias medievais, podem ser considerados registos primitivos desta arte.
Um dos precedentes da banda desenhada são as caricaturas com diálogos humorísticos, que parodiavam os políticos e eram publicadas por revistas e jornais europeus e norte-americanos, daí que as primeiras histórias eram basicamente humorísticas.
A revista apontada como principal influência na banda desenhada é a britânica "Punch" criada em 1841, que influenciou não só a produção ocidental, como também a chinesa e japonesa.
Max und Moritz |
Os seus verdadeiros precursores foram o suíço Rudolfe Toeffer, com “Histórias em Estampas”, 1846-47, o alemão Wilhelm Busch com “Max und Moritz” de 1865 ricamente ilustrado, tornando o texto mais agradável ao público infantil e o francês Christophe com “A Família Fenouillard” 1889.
Yellow Kid |
Mas é somente nos finais do século XIX, com o desenvolvimento da imprensa, que surgem as primeiras bandas desenhadas completas, as BD de balões, publicadas no jornal “New York World” e que relatavam as aventuras de um miúdo, o “Yellow Kid” de Richard Felton Outcault.
Em Portugal publica-se em 1850 a primeira história de banda desenhada “Aventuras Sentimentaes e Dramáticas do Senhor Simplício Baptista”. Foi publicada no número 18 da “Revista Popular” a 3 de Agosto de 1850 sendo da autoria de Flora, um provável pseudónimo de António Nogueira da Silva (1830-1868).
Em Portugal existem 2 Bedetecas (biblioteca
pública exclusivamente dedicada à
Banda Desenhada) uma em Lisboa e outra em Beja.
Sabes que há super-heróis com assinatura portuguesa?
Filipe Andrade, jovem desenhador português, trabalha para a maior editora norte-americana de banda desenhada, a Marvel. É ele quem desenha John Carter, a personagem com cerca de 100 anos, que foi, agora, adaptada ao cinema.
Dá uma espreitadela à biblioteca digital de
revistas aos quadradinhos
revistas aos quadradinhos
Sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal ...
heróis de banda desenhada ... eles andam aí!
Ilustração de Gluyas Williams |
olá
ResponderEliminarexcelente matéria!
também gosto do assunto e até estou compondo um blogue
http://agaqueretro.blogspot.com.br/
onde encontro a "Revista Popular" online?
grato