20 abril 2013

25 DIAS, 25 POEMAS

 
 
Eu sou português aqui
 
(...)
 
Nasci aqui
no mês de Abril
quando esqueci toda a saudade
e comecei a inventar
em cada gesto a liberdade.
 
Nasci aqui
ao pé do mar
de uma garganta magoada no cantar.
Eu sou a festa inacabada
quase ausente
eu sou a briga
a luta antiga renovada
ainda urgente.
 
Eu sou português aqui
o português sem mestre
mas com jeito.
Eu sou português aqui
e trago o mês de Abril
a voar
dentro do peito.
 
Poema de José Fanha,
in "Abril 30 anos trinta poemas",
org. José Fanha e José Jorge Letria
Campo das Letras Editores
 
 
 
José Fanha, nasceu em 19 de fevereiro de 1951 é arquiteto e professor.


Poeta e escritor, é autor de histórias e poesia infanto/juvenil.
Escreve textos para canções, rádio, televisão, teatro, ópera e cinema.
É ainda declamador e animador cultural desde o tempo em que acompanhava Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Carlos Paredes, Manuel Freire e outros, lançando palavras contra a ditadura.
Tem dirigido oficinas de poesia e de escrita além de desenvolver trabalho de divulgação de poesia e promoção do livro e da leitura em bibliotecas e escolas por todo o país.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."